Rondônia, domingo, 7 de agosto de 2022
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 09 de Junho de 2022 - 11h06

Com mais de 900 mil doses aplicadas, Porto Velho segue com a imunização contra a covid-19

da Assessoria


Com mais de 900 mil doses aplicadas, Porto Velho segue com a imunização contra a covid-19

Superando a marca de 900 mil doses aplicadas, a Prefeitura de Porto Velho mantém o combate e a prevenção contra a covid-19. Mesmo com a redução de casos graves e mortes pela doença, o município segue com a estratégia de ofertar os imunizantes em unidades de saúde e no Porto Velho Shopping, garantindo fácil acesso para que a população possa completar o ciclo de imunização, seja com segunda, terceira ou quarta dose.

Até o momento, mais de 902 mil doses já foram aplicadas, entre primeira, segunda aplicação, e doses de reforço. De acordo com o Vacinômetro do município, mais de 85% da população com 12 anos ou mais já recebeu, ao menos, a primeira aplicação, e 76% estão com a segunda dose garantida.

Os números atuais fazem com que Porto Velho esteja acima da cifra mínima para o controle da transmissão do vírus, que é de 70% a 75%, segundo a comunidade médica.

“Desde o início reforçamos que o único caminho para conter a pandemia é a vacinação, junto com os protocolos de saúde. Há mais de um ano, o município vem empenhando esforços para facilitar o acesso da vacina aos moradores e os números comprovam que o trabalho vem dando certo”, afirma a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini.

Estratégia

A imunização contra a covid-19 em Porto Velho iniciou em janeiro de 2021 atendendo, inicialmente, aos grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde. Com o início do envio regular das doses, o município foi contemplando as demais faixas etárias.

Para atender a um grande contingente populacional e abranger a capital, zona rural e distritos, a Prefeitura foi elaborando estratégias de aplicação, a exemplo do drive-thru de vacinação, Barco Saúde e a mais recente estratégia de imunização infantil nas escolas da capital.

“Ao longo desse último ano, Porto Velho, bem como outros municípios, foi surpreendido por falta ou atraso de doses pelo Ministério da Saúde. Ainda assim, a Prefeitura sempre buscou adequar o seu estoque de vacinas a essas eventualidades para, em nenhum momento, comprometer o ciclo de imunização dos moradores”, explica Elizeth Gomes, coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa.

Atualmente, Porto Velho aguarda o envio de mais de doses do imunizante da Pfizer para o público adulto. O Ministério da Saúde já definiu um novo prazo de distribuição desse imunizante para os estados. O novo lote deve chegar até o fim dessa semana.

Ainda assim, todas as 19 unidades da capital e o ponto de aplicação no Porto Velho Shopping seguem abastecidos com doses suficientes dos imunizantes Janssen e AstraZeneca. “Essas vacinas podem atender a população que busca a dose de reforço, que hoje é o principal cenário. Com o novo envio da Pfizer adulta, todas as unidades voltarão a disponibilizar todos os esquemas já a partir da próxima semana, sem nenhum prejuízo ao ciclo vacinal”, afirma a coordenadora de Imunização.

Confira o cronograma de vacinação completo aqui.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions