Rondônia, quinta-feira, 25 de abril de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 22 de Março de 2019 - 14h28

Com redução do nível do Madeira, comerciantes começam a retomar rotina na região Central da Capital

da Redação


Com redução do nível do Madeira, comerciantes começam a retomar rotina na região Central da Capital

Com a redução do nível do Rio Madeira, que registra 16,69 metros na tarde desta sexta-feira (22), a água do canal Santa Barbara localizado no Bairro Baixa União, região Central de Porto Velho, também recua e já não é mais vista em ruas, casas e comércios que foram alagados. Com isso, proprietários de pontos comerciais estão reabrindo as portas para tentar recuperar o tempo perdido.

É o caso de Antônio da Costa que é proprietário de uma loja acessórios eletrônicos localizada na Rua João Alfredo, há dois anos. “Quando a água passou da calçada eu comecei a tirar minhas mercadorias porque eu sabia que ia invadir minha loja. Agora que a água baixou, o que ficou foi o cheiro insuportável de lama e queremos que a prefeitura faça uma limpeza na rua porque do jeito que está os clientes nem chegam nessa região por causa do fedor”, disse o empresário.

Raimundo Nonato tem uma loja de objetos importados no Bairro Baixa União e diz que, mesmo com o nível do rio apresentando uma redução, ainda tem medo de uma nova cheia. “Eu trabalho aqui desde 2015 e presenciei a cheia histórica de 2014 que fez um estrado nessa região e invadiu minha loja. Quando a água começou a invadir a Rua Euclides da Cunha eu fiquei com medo e passou um filme na minha cabeça imaginando uma cheia. Hoje eu vou lavar minha loja para poder voltar a trabalhar”, relatou.

Além de afetar os pontos comerciais do Bairro Baixa União, a água também invadiu várias casas deixando várias famílias desabrigadas. A residência de Ana Cristina Alencar, de 47 anos, também foi invadida pela água. “A água chegou ao quintal e eu tive que sair de casa com medo de ficar ilhada. Em 2014 a água chegou na metade da minha casa e espero que esse ano não ocorra uma cheia histórica de novo”, espera a moradora.

Outros pontos
Na Avenida Rogério Weber entre as ruas Jaci-Paraná e João Alfredo á agua também já baixou. O local estava interditado para a passagem de veículos, mas com o recuo do rio, a via foi liberada novamente. Parte da Rua Jaci-Paraná continua interditada.

Lojas de roupas, lanchonetes e bares que ficam localizados na Rua João Alfredo entre Rogério Weber voltaram a abrir as portas no início desta semana. O trânsito no local também foi liberado.

Os feirantes que trabalham no espaço da Feira do Produtor Rural, que foi completamente invadido pela água com o transbordamento do canal, aos poucos estão voltando a vender seus produtos no local. O espaço foi limpo por uma equipe da Secretaria de Serviços Básicos (Semusb) por causa da quantidade de lodo e forte mau cheiro causado pela água acumulada há dias.

A água que invadiu parte da Rua Beira Rio no Bairro Cai N’Água também continua escoando lentamente.

Por telefone, o subsecretário municipal de serviços básicos, Wellen Prestes, informou que a região será limpa somente após o período de cheia, quando não houver mais riscos do rio voltar a subir.

Com redução do nível do Madeira, comerciantes começam a retomar rotina na região Central da CapitalBarracão da Feira do Produtor Rural (Foto: Uildson Cavalcante/Rondoniagora)
Com redução do nível do Madeira, comerciantes começam a retomar rotina na região Central da CapitalComerciantes começam limpeza para voltar aos locais alagados (Foto: Uildson Cavalcante/Rondoniagora)
Com redução do nível do Madeira, comerciantes começam a retomar rotina na região Central da CapitalÁgua segue baixando lentamente na região central de Porto Velho (Foto: Uildson Cavalcante/Rondoniagora)

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/com-reducao-do-nivel-do-madeira-comerciantes-comecam-a-retomar-rotina-na-regiao-central-da-capital)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions