Rondônia, segunda-feira, 19 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 22 de Janeiro de 2010 - 13h43

Combate à Dengue: secretários de Saúde se reúnem em Ji-Paraná

RONDONIAGORA


O diretor geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Gilberto Mioto participou na manhã desta sexta-feira (22) de uma reunião extraordinária promovida pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), visando discutir as estratégias das ações no combate ao vetor transmissor da dengue, no auditório da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná.

O evento contou com também com a participação de prefeitos, secretários municipais de Saúde, da representante do Ministério Público, promotora Ana Maria Saldanha, e do delegado regional de Saúde, João Alexandre Pereira, entre outras autoridades.

Gilberto Mioto disse que em Rondônia as ações de combate a dengue dobraram de 2008 para 2009 e o Governo do Estado vem investindo, cada vez mais, na compra de equipamentos e óleo, qualificação dos trabalhadores da Saúde, entre outros, com o objetivo de atender as reivindicações dos municípios. “Apesar de todas as ações que vem sendo desenvolvidas, Rondônia esta passando por uma situação difícil, devido ao extenso período chuvoso que aumentou o número de mosquitos Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Em 2008, foram registrados oito mil casos da doença, em 2009 foram 23 mil casos e neste ano registramos cerca de cinco mil casos. Uma equipe do Governo do Estado, junto com representantes do Ministério da Saúde, vem visitando os municípios com o maior índice da doença como, por exemplo, Porto Velho, Jaru, Cacoal, Ariquemes, Vilhena e Rolim de Moura, para orientar as equipes de saúde sobre como fazer o diagnóstico rápido e correto da dengue”, comentou Mioto, que lamentou a falta de um representante do Ministério da Saúde no evento.

Durante o evento a representante Ministério Público, prefeitos, secretários de Saúde e representantes dos municípios de Ji-Paraná, Jaru, Nova União, Cerejeiras, São Francisco, Cacoal, Governador Jorge Teixeira, Cujubim, Rolim de Moura, Urupá, Campo Novo, Primavera de Rondônia, Espigão do Oeste, Alta Floresta e Parecis, entre outros, discutiram as estratégias das ações no combate a doença e elaboraram um documento que será encaminhado ao Ministério da Saúde e ao Governo do Estado para solicitar recursos e providência nas ações epidemiológicas.

O presidente do Cosems, Afonso Dutra disse que os municípios não estavam passando as notificações de forma correta e que o Ministério Público vem encaminhando um documento para administrações municipais fazerem os registros corretamente, visando que a Agevisa tenha os dados exatos de cada cidade.

O prefeito de Ji-Paraná, José Bianco, comentou sobre a importância deste evento e dos trabalhos que estão sendo realizados para combater a doença como, por exemplo, fumacê, limpeza e orientação à comunidade. “Neste ano, as ações de combate a dengue serão realizadas todos os meses para evitar imprevistos”, informou Bianco.

De acordo com Mioto, diversos trabalhos estão sendo desenvolvidos para combater a doença, mas se a comunidade não se sensibilizar os investimentos que estão sendo feitos pelo Governo do Estado, prefeituras, entre outros não vão adiantar. “A população precisa colaborar seguindo todas as orientações que estão sendo repassadas pelas equipes de Saúde e pelo Governo do Estado, por meio de um informativo que vem sendo veiculado nas emissoras”, afirmou o diretor geral da Agevisa.

No encerramento da reunião, foi elaborado um documento que será encaminhado para o Governo do Estado solicitando R$ 1 milhão nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, que serão rateados entre os municípios, de acordo com a gravidade da doença em cada um, para a compra de medicamentos e inseticidas. E, também, elaboraram um documento para o Ministério da Saúde solicitando uma viatura para cada cidade e a compra de 80 bombas para bloqueio com inseticida.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions