Rondônia, 14 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Combate ao tabagismo é tema de projeto em escolas públicas em Porto Velho

Terça-feira, 20 Setembro de 2016 - 13:37 | Da redação


Combate ao tabagismo é tema de projeto em escolas públicas em Porto Velho
O combate ao tabagismo foi tema discutido entre alunos da rede pública estadual de ensino em Porto Velho. No projeto a Corrida Literária Contra o Fumo, os estudantes descobriram que o tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças, sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doenças do coração entre outras causas, segundo a Gerência de Programas Estratégicos de Saúde, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) Rondônia.



Para atrair e incentivar os alunos a participarem do projeto, a coordenação premiou os alunos que alcançaram à primeira, segunda e terceira colocação com troféu, bicicleta, notebook e outros brindes.

Na última sexta-feira (16), a cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu na Escola Estadual Carmela Dutra. Segundo a coordenadora estadual em controle do tabagismo, Cremilda Queiroz, os alunos que participaram do projeto, demonstraram bastante interesse em saber os malefícios que o tabagismo causa. “Todos os alunos que fizeram as pesquisas, se surpreenderam ao saber dos problemas que o cigarro trás para quem usa esse tipo de substancia. Nós estamos muito felizes em ver que todos tiveram o interesse em participar”, explica a coordenadora.

A estudante do 6º ano, da escola estadual Dom Pedro I, Mariana Fernandes, ficou em primeiro lugar no concurso. Ela conta que se assustou ao saber de todas as doenças causadas pelo tabagismo e que irá convencer seu pai a parar de fumar. “Eu não sabia dessas doenças que o cigarro causa, uma delas é o câncer na boca é muito perigoso. Depois dessa pesquisa que eu fiz, eu vou ajudar meu pai a parar de fumar”, diz a aluna.

Com muito esforço, a estudante Raissa de Vasconcelos, da escola São Luiz, garantiu o 2° lugar, e fala sobre a experiência adquirida durante a produção da sua redação. “Eu pesquisei muito antes de produzir meu texto, pedi ajuda para meus pais, e pesquisei na internet. Agora depois de saber sobre as doenças que o cigarro trás, irei levar a mensagem para meus amigos e familiares”, conta a estudante.

A professora Maria Auxiliadora diz que “esse tema é muito importante, até porque nós trabalhamos em uma escola onde o número de alunos que fumam é muito grande então, temos que levar essa mensagem até eles e mostrar o perigo que eles estão correndo ao colocar um cigarro na boca”, explica a professora.

Com todos este dados, projeto piloto alcançou 2,1 mil alunos e a intenção da Gerência de Programas Estratégicos de Saúde é ampliar esse trabalho de forma gradativa para todo o estado. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também