Rondônia, segunda-feira, 19 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 26 de Agosto de 2009 - 15h07

Comitê de Enfrentamento busca parcerias para combater Gripe A

Juliane Bandeira


Buscando garantir a disseminação em massa de medidas preventivas contra a nova gripe, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia da Influenza A (H1N1) se reuniu, nesta terça-feira (25), com representantes de instituições de ensino superior de Porto Velho para propor parceria em ações de divulgação das formas de combate à doença. A ideia é que as universidades e faculdades promovam, na região onde estão localizadas, atividades de orientação da população acerca da Influenza A. O mapeamento dos bairros será estabelecido nesta sexta-feira (28), durante nova reunião dos dirigentes com o Comitê.

A reunião com os representantes de instituições de ensino superior teve o apoio do Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional Cível (CAO-Cível) e Promotoria de Justiça do Consumidor e Saúde.

A nova medida de contenção da gripe A é parte de um programa de ações do Comitê Estadual de Enfrentamento e vem após a descentralização da medicação que combate a Influenza A (H1N1) em Rondônia. Há algumas semanas, o grupo distribuiu o Tamiflu em unidades de saúde de referência do interior do Estado. Em Porto Velho, onde apenas o Cemetron dispunha do remédio, a Secretaria Municipal de Saúde passará a contar com 500 tratamentos que serão encaminhados não somente para unidades básicas de saúde, como também para hospitais da rede privada que fizerem o pedido. “Acreditamos que a educação é a arma mais poderosa para frear os números da gripe em Rondônia”, disse a responsável pelo Comitê, Mirlene Moraes.

De acordo com Marcos Ferreira, que também responde pela delegação, o trabalho de divulgação que será desenvolvido pelas faculdades é bastante oportuno, já que será realizado em um período que precede as chuvas, quando as pessoas costumam ficar aglomeradas em lugares fechados, o que facilita a propagação do vírus.

A reunião, realizada no auditório do MPRO, também contou com a presença do diretor do Cemetron, Rui Rafael Durlacher, que ministrou palestra sobre a nova gripe. Estiveram presentes representantes da Faro, Unir, Fimca, Uniron,São Lucas, Ipatec e Divisão de Epidemiologia do Município de Porto Velho.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions