Rondônia, quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 19 de Agosto de 2009 - 17h45

Comitê de Enfrentamento contra Influenza cumpre medidas de prevenção

Toninha Lima


Equipes do Comitê de Enfrentamento contra a gripe Influenza A (H1N1) percorreram todo o Estado desde a última semana para cumprir as medidas de prevenção à contaminação da doença. De acordo com a gerente da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e presidente do comitê, bioquímica Mirlene Moraes, nas localidades onde percorreram, as equipes informaram as determinações da portaria emitida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), dispondo sobre a rotina do fluxo para manejo clínico de doenças respiratórias e aguda grave (SRAG), além do repasse de mais 1000 kits do Fosfato de Oseltamivir, descentralizando os kits de medicamentos para as regionais de saúde.

Segundo ela, foram capacitados médicos, enfermeiros e técnicos das regionais de Saúde de Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e Ariquemes para se adequarem à portaria e atuarem de acordo com o que estabelece os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Apesar das capacitações terem sido oferecidas para as equipes de profissionais de saúde das redes pública e privada, nos municípios de Vilhena e Ariquemes os médicos não compareceram para a capacitação. Neste caso, os municípios ficam responsáveis pelos desdobramentos que ocorrerem, informa a presidente do comitê.

Mirlene Moraes também informou que todas as localidades receberam informações e cópias do fluxograma para manejo clínico, que estabelece os procedimentos a serem tomados inicialmente nas unidades de saúde que manterão áreas reservadas para o isolamento de pacientes com suspeita da doença e os procedimentos necessários em caso de deslocamento de pacientes para o Cemetron.

O Comitê de Enfrentamento contra a gripe Influenza A iniciou esta semana um trabalho em conjunto com a Secretaria de Gestão Estratégica do governo de Rondônia, que traçou um plano de orientação aos órgãos públicos e demais secretarias de governo, para capacitação de multiplicadores, visando informar o maior número possível de segmentos como igrejas, associações de classes, clubes de serviços, entre outros. Também foram propostas parcerias entre a Sesau e o Detran para realização de blitzes educativas.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions