Rondônia, sábado, 4 de dezembro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 22 de Novembro de 2021 - 12h20

Como cuidar do motor do seu carro para não ser surpreendido durante uma viagem

da Redação


Como cuidar do motor do seu carro para não ser surpreendido durante uma viagem

Quando você tem um carro, há certos cuidados que devem ser levados em consideração para que o veículo funcione corretamente e que todos os seus sistemas trabalhem com eficiência. Podem ser carros Sedan seminovos, picapes usadas ou Hatches 0 km: o motor de um carro deve receber sempre a atenção muito cuidadosa do seu dono.

Nem todas as pessoas que possuem um carro tomam conta dele da forma que o veículo precisa. Lavar o carro, mantê-lo limpo por dentro e por fora e encher o tanque é o que todo mundo faz. Porém, nem todos os veículos novos ou usados, ou carros Sedan seminovos, têm os seus motores e outros elementos importantes checados e cuidados com meticulosidade pelos seus donos.

Quais são as revisões que você deve fazer para que o seu veículo não lhe traga dores de cabeça nem tenha algum problema durante uma viagem? Melhor ainda: se você estiver prestes a comprar um carro seminovo ou usado, faça essa pesquisa ANTES de fechar negócio. Não é muito difícil nem complicado. Muito pelo contrário, é importante você levar em consideração as seguintes dicas.

Faça uma verificação por baixo do capô

Abra o capô do seu carro e observe com muita atenção tudo o que há por baixo dele. Tudo deveria estar limpo e intato. Se houver algum vazamento ou queima de óleo, o revestimento do motor pode estar escurecido. Agora bem, se por baixo do capô você percebe uma parte que está queimada ou quebrada, isso pode ser um sinal de incêndio no motor.

Nesse caso, pergunte ao vendedor o que aconteceu com esse veículo, porque poderia se tratar de um motor reconstruído e, então, poderia existir algum vazamento de combustível ou de óleo.
Verifique o cano de escapamento

Os vazamentos no escapamento são uma das coisas que podem acabar provocando um incêndio no motor. Por esse motivo, é importante fazer uma revisão do coletor, no compartimento do motor, ou verificar o estado do cano de escapamento. A ponta dom escapamento deve ter uma cor cinzenta por dentro.

Se estiver preto por dentro, isso quer dizer que há combustível por demais na mistura com o ar. Isso não é bom, porém, não é péssimo. Na verdade, significa uma má economia de combustível.

Pelo contrário, se houver manchinhas brancas, isso quer dizer que há ar por demais na mistura com o combustível e isso significa um desgaste maior. Com certeza, o motor esteve funcionando a altas temperaturas.

Se o carro for usado e tiver já alguns anos, poderia significar que é um problema de ajuste de válvulas. Já em veículos seminovos isso poderia indicar que há algum problema com o sistema eletrônico.

Como cuidar do motor do seu carro para não ser surpreendido durante uma viagem

Faça um teste para checar que o carro funcione direito

Ligue o motor e verifique que este ligue de imediato, sem demoras. Se não acende, verifique a bateria e as conexões. Verifique também se todos os cabos estão bem conectados e se não há corrosão. Às vezes isso pode ser o problema que evita o contato perfeito.

Se na hora de ligar o motor as luzes do painel acendem, mas o motor não pega, muito provavelmente a bateria esteja morta ou não esteja conectada corretamente. Cheque isso, retire a bateria se for necessário, conecte um carregador que funcione com energia elétrica.

Muito importante: muitas vezes acontece que o carro ficou parado, sem funcionar, durante um bom tempo. Nesse caso, o combustível demora para passar do tanque ao motor, e por esse motivo, pode acontecer de você ligar o motor e que este demore a arrancar. é só ligar, pisar no acelerador, esperar alguns segundos e tentar novamente.

Preste atenção ao som do motor

Uma vez ligado o motor, saia do carro e volte a verificar o compartimento do motor. Procure se há vazamento ou fumaça, verifique se há algum barulho estranho, cheire para poder detectar vapores de combustão.

Existem diferentes tipos de barulhos que podem indicar: válvulas soltas, roldanas que devem ser trocadas ou algum problema com os alternadores.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions