Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

CONFERÊNCIA DA OAB: HÉLIO VIEIRA ANUNCIA CAMPANHA PELO VOTO CONSCIENTE

Sexta-feira, 27 Junho de 2008 - 09:52 | Assessoria de Imprensa OAB-RO


CONFERÊNCIA DA OAB: HÉLIO VIEIRA ANUNCIA CAMPANHA PELO VOTO CONSCIENTE
Depois de saudar os participantes e conferencistas da “10ª Conferência Estadual dos Advogados”, na noite desta quinta-feira, 26, no plenário Agenor Martins de Carvalho, em Porto Velho, o presidente da Seccional Rondônia da OAB, Hélio Vieira, anunciou, na abertura, quinta-feira à noite, que a entidade lançará em julho a campanha “voto não tem preço, tem conseqüência”.



Ao se referir à campanha, ele enfatizou que no dia em que os políticos corruptos se perguntarem se o dinheiro que estão roubando de pessoas pobres realmente está criando felicidades em sua vida, alguma coisa diferente pode acontecer.

Hélio Vieira, ressaltou a importância do exercício da advocacia, ao garantir que “exercer a advocacia é dar o melhor de si mesmo ao outro. Faz parte do amor, como resistir às lutas, ao sofrimento, às lágrimas”.

Ao se referir à campanha, ele enfatizou que no dia em que os políticos corruptos se perguntarem se o dinheiro que estão roubando de pessoas pobres realmente está criando felicidades em sua vida, alguma coisa diferente pode acontecer.

Para Vieira, a advocacia, a cidadania e a OAB andam de mãos dadas, nosso instinto é cuidar e proteger a sociedade. Aprendemos a suportar a dor, a crescer, a enfrentar a incerteza do amanhã e a confortar com amor a verdade.

Disse ser a conferência uma oportunidade apropriada para lembrar o discurso de posse do primeiro presidente nacional da OAB, doutor Levi Carneiro, quando se referiu à instalação da entidade, em 1933: “Não direi que tudo se tenha transmudado por um golpe de mágica. Mas alguma coisa já mudou e todos sentimos que um novo espírito se está formando e desenvolvendo, no seio dos advogados”.

Pediu para acrescentar à citação, um comentário a mais: “aquele novo espírito é o mesmo que continua movendo a Ordem dos Advogados do Brasil e que faz dessa Instituição uma das mais respeitáveis, e respeitada perante a opinião pública local e nacional”.

Por isso, segundo ele, é necessário que os operadores de direito não se afastem da constante busca pelo conhecimento, da atualização com as constantes novidades do mundo jurídico e ainda pela descoberta de novas perspectivas de interpretação do direito que já conhecem. “Essa busca é que motiva a Ordem a abrir essa Décima Conferência Estadual dos Advogados de Rondônia. Sejam todos bem-vindos”.

Hélio também lembrou em seu discurso, a importância do reconhecimento aos advogados e advogadas anônimos que diariamente acordam cedo para trabalhar, que arduamente ganham o pão de cada dia e lutam para ser felizes, e que fazem parte de um mundo que raramente é mostrado pela mídia.

Segundo ainda Vieira, advogar é um exercício de paciência, persistência e criatividade. Por mais que o mundo dite suas regras e os deuses imponham seus castigos, o advogado sempre encontra um jeitinho de vencer as objeções e manter a justiça.

Para ele, advocacia é um dos pilares da Justiça. Ela é nutrida pela lealdade, transparência e segurança. E lembrou, seguindo esse caminho da lealdade, que o poder do amor é capaz de vencer o ódio e a indiferença.

- Advogar faz-nos buscar nossa própria evolução, melhorarmos em todos os aspectos de nossa vida, sentimentos que invadem nosso mundo, com o único objetivo: oferecer o nosso melhor para a cidadania.

Nós, advogados, temos segredos no coração que não admitimos nem para nós mesmos. Mesmo quando não colhemos os frutos, valorizamos o esforço e a persistência. O mesmo acontece com o amor -.

O presidente da entidade acredita também que o verdadeiro advogado não espera nada em troca. Faz sacrifícios, é espontâneo, dedica-se sem medir esforços, percorre um infinito caminho de situações, tropeça, desliza e deseja apenas justiça.

Acrescentou que o advogado não é o único que comete erros: ‘e sabe por quê? pelo simples fato de que nós somos seres humanos”.

Ao fazer uma analogia ao futebol, disse que craques perderam pênaltis decisivos para seu time - alguém se lembra do astro Roberto Baggio, na final da Copa de 1994, nos Estados Unidos? Ainda bem para nós, brasileiros.

Quero dizer, acrescentou, ninguém consegue ganhar todas as disputas da vida. Nem Zico nem mesmo Pelé realizaram todas as metas de suas carreiras, mas nem por isso fracassaram.

Exercer a advocacia é saber sempre que amanhã é um outro dia de luta, de trabalho e de amor ao próximo. Cada causa, segundo Hélio Vieira, tem seus encantos. O advogado tem de estudar incansavelmente para cada um de seus processos, pois cada um tem uma legislação diferente a ser questionado, o advogado ainda tem de lutar pelo respeito ao seu trabalho, que muitas vezes não é reconhecido por seu próprio cliente ou então encontra barreiras na falta de respeito por parte das autoridades.

Juizes, promotores, delegados de polícia, diversas autoridades violam as prerrogativas profissionais e sempre têm uma justificativa na ponta da língua. “Essas autoridades pensam que sempre acertam, estão enganadas!”, disse.

Para Hélio Vieira, a advocacia brasileira tem as suas rugas, os seus traços de tristeza, certamente algumas cicatrizes de batalhas do passado, mas também a serenidade de quem lutou e venceu, a sabedoria de quem esbravejou e perdeu e, principalmente, a fé de, quem ainda sabe que tem muitas histórias para viver lá na frente.

Lembrando os que tombaram vítima da violência que não poupa ninguém, Hélio asseverou: “em Rondônia, a advocacia foi ferida na própria carne. Várias vezes ultimamente, quando três advogados foram assassinados, somando esses fatos a tantos outros atos de barbaridade e violência que o cidadão rondoniense tem sofrido, sem ver por parte do Estado e seus agentes a resposta que precisamos”. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também