Rondônia, sábado, 14 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 18 de Fevereiro de 2009 - 13h15

Congresso e conselho do leite são principais temas de reunião da Fetagro

CUT


A Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) realiza até o dia 19 deste mês a primeira reunião do conselho deliberativo da entidade, que tem como pauta principal o planejamento qüinqüenal das secretarias da Federação; aprovação do regimento interno do Congresso da Fetagro (Confetagro) e debater o Conselho do Leite (Conseleite); além de um debate sobre o relacionamento da Central Única dos Trabalhadores (CUT) com os Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STTRs). Na abertura do evento na noite desta terça-feira (17) o presidente da CUT, Itamar Ferreira, e da Fetagro, Lázaro Dobre, fizeram uma exposição sobre a importância da Central e uma análise de conjuntura.

O presidente da CUT fez um breve histórico sobre a criação e importância da Central, fundada em 1983, destacando que ela rompeu com a estrutura sindical oficial vigente que datava do governo de Getúlio Vargas, que previa apenas a organização vertical, restrita a uma categoria, e criou uma nova possibilidade para unir os trabalhadores do campo e da cidade, da iniciativa privada e do serviço público; a CUT é uma entidade denominada horizontal, por permitir esta união.
Itamar ressaltou, ainda, que a Central possibilita o enfrentamento e a mobilização de temas que fogem do campo de ação de uma categoria ou segmento, como o salário mínimo, redução do imposto de renda e reforma da previdência.

O presidente da Fetagro analisou a organização dos trabalhadores rurais dentro da Confederação dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) e da CUT; informando que foi fechada uma chapa de consenso para nova diretoria da Confederação que será eleita em março próximo. Lázaro analisou a situação da agricultura familiar em Rondônia e manifestou preocupação com o avanço do agronegócio no Estado que poderá resultar na expulsão dos pequenos agricultores do campo; além de manifestar preocupação com a questão ambiental que poderá ser agravada com a transformação de Rondônia em um grande corredor de exportação, com a construção da saída para o Oceano Pacífico.

Um dos principais debates do evento é a importância do Conselho do Setor do Leite (CONSELEITE), que está composto atualmente pelos produtores e pelos laticínios, mas que deverá incorporar futuramente outros segmentos da sociedade, como distribuidores e consumidores. A Câmara Setorial do Leite de Rondônia, do qual faz parte além dos produtores e da industria vários órgãos governamentais, estará realizando vários seminários direcionados aos produtores de leite no próximo dia 04 de março, nos municípios de Rolim de Moura, Novo Horizonte, Nova Brasilandia, Alto Alegre, Castanheira e Alta Floresta.

Outro ponto importante é a revisão do Código Florestal Brasileiro, adequando-o às realidades regionais do Brasil. A Fetagro está coordenando a coleta de assinaturas em um abaixo-assinado que propõe que a quantidade de áreas a serem recuperadas seja de acordo com o tamanho da propriedade, com as maiores se responsabilizando por percentuais maiores de preservação e recuperação; além da criação de incentivos aos produtores que preservarem a floresta.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/congresso-e-conselho-do-leite-sao-principais-temas-de-reuniao-da-fetagro)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions