Rondônia, segunda-feira, 17 de junho de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 10 de Dezembro de 2018 - 11h29

Conselho Federal decreta intervenção no Conselho Regional de Odontologia de Rondônia por desvios de recursos

da Redação


Conselho Federal decreta intervenção no Conselho Regional de Odontologia de Rondônia por desvios de recursos

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) decretou intervenção no Conselho Regional de Odontologia de Rondônia (CRO-RO), após constatar fortes indícios de desvios de dinheiro por parte do presidente Hailton Cavalcante dos Santos, que renunciou ao cargo em novembro. Há o envolvimento ainda de uma ex-funcionária, Sebastiana Dias. Os valores desviados superam os R$ 600 mil.
A intervenção foi anunciada pelo presidente do CFO, Juliano do Vale, atendendo pedidos do presidente interino e os fatos já estão sendo investigados pela Polícia Federal.

O presidente do CFO explicou em comunicado feito pelas redes sociais, que após as denúncias sobre malversação de recursos, uma auditoria preliminar foi realizada e reconheceu os desvios. “O que pra nossa surpresa ficaram constatadas irregularidades insanáveis na gestão desse recursos e grande possibilidade de desvio de quantias vultosas desse dinheiro”, disse.

Segundo apurou o RONDONIAGORA, um dos desvios foi realizado após pedido de liberação de recursos ao Programas de Apoios Institucional (PAIs) do CFO, em caráter extraordinário e urgentíssimo. Nomes de conselheiros teriam sido usados e o dinheiro desviado.

Em uma investigação prévia, a procuradoria jurídica do CRO-RO solicitou extratos bancários e empenhos, mas em 7 de novembro, a gerente Sebastiana Dias forneceu extratos bancários com informações falsas e adulteradas.

Diante do escândalo, a esposa do ex-presidente do Conselho Regional de Rondônia, Hailton Cavalcante apresentou atestado médico relatando que ele estava internado em ala psiquiátrica do Hospital de Base. Dois dias depois, formalizou a renúncia. Sebastiana Dias pediu demissão do cargo cerca de 24 horas depois.

O cirurgião dentista José Marcelo assumiu interinamente e apresentou à Superintendência da Polícia Federal documentação comprobatória dos desvios e fraudes, pedindo instauração de inquérito policial.

Intervenção

Ainda segundo o presidente Juliano do Vale, após receber o relatório da auditoria, o Conselho Federal imediatamente se reuniu no dia 5 de dezembro de posse da documentação para decidir sobre os destinos da entidade no Estado. “Durante a reunião nós decidimos pela intervenção imediata no Conselho Regional de Odontologia de Rondônia e designamos uma diretoria provisória para que proceda a apuração de todos os fatos e realize uma nova eleição no prazo de 180 dias. É inadmissível nos tempos dúvidas sobre a conduta dos gestores e sobre a conduta de profissionais da odontologia que assumem a direção dos conselhos de odontologia de todo o Brasil”, repudiou.

O presidente deixou claro que não permitirá que essas ações maculem a imagem do Conselho Federal e dos Regionais. “Os responsáveis serão alcançados pela lei e encaminharemos a apuração de todos os fatos a Polícia Federal, Ministério Público e Tribunal de Contas da União para que tomem as providências. O Conselho Federal está muito tranquilo para dizer que estamos fazendo nosso trabalho e vamos punir quem quer que seja após serem apuradas as irregularidades’, finalizou Juliano do Vale.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/conselho-federal-decreta-intervencao-no-conselho-regional-de-odontologia-de-rondonia-por-desvios-de-recursos)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions