Rondônia, sexta-feira, 29 de maio de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 16 de Março de 2020 - 13h24

Coronavírus: Sesau detalha ações e orienta o uso de máscaras

da Redação


Coronavírus: Sesau detalha ações e orienta o uso de máscaras

Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (16), o secretário de saúde, Fernando Máximo, deu detalhes sobre os trabalhos realizados pelo Governo do Estado sobre o avanço do Coronavírus. Segundo as informações baseadas na regulamentação até esta manhã, Rondônia aumentou para 24 os casos suspeitos da doença.

Somente em Porto Velho foram registrados 13 casos. Em Ariquemes são 8, Ji-Paraná um e Vilhena dois casos suspeitos.

O secretário informou que todos os pacientes estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pelas equipes do Centro de Informações Estratégicas da Vigilância em Saúde de Rondônia (Cievs). “Nenhum caso necessitou de internação e são considerados leves. Cerca de 85% dos pacientes mesmo sendo confirmados, vão acabar tendo tratamento domiciliar com o uso de medicamentos. Eles não poderão sair de casa e nem receber visitas”, explicou Fernando Máximo.

Caso haja a necessidade de internação, o secretário informou que os adultos serão encaminhados para o Cemetron, onde receberão o tratamento. Já as crianças, no Cosme e Damião. Os pacientes que apresentarem os sintomas, precisam entrar em contato com o Cievs e procurar uma das Unidades Básicas de Saúde Municipal ou UPA.

Segundo o secretário, o Estado já está se preparando para a disponibilidade de leitos para os pacientes, caso haja necessidade de internação. “Temos uma média razoável de leitos de UTI e também contamos com 261 leitos disponíveis nas unidades públicas e particulares, onde temos contratos”, garantiu Fernando Máximo.

A Sesau encaminhou nesta segunda-feira (16), uma servidora do Lacen para o Estado do Pará, onde ela fará um treinamento especializado para que os exames de Coronavírus sejam realizados em Rondônia. “Isso é importante porque existem poucos laboratórios realizando esse tipo de exame no país. Vamos tentar fazer os exames no Lacen para dar mais celeridade no resultado das amostras”, enfatizou o secretário.

Proteção

Sobre o uso de máscaras, o secretário disse que esses cuidados já são adotados pelas equipes que trabalham diretamente com os pacientes em hospitais. Com relação ao restante da população, Fernando Máximo ressaltou que qualquer pessoa que estiver com resfriado, tossindo, o recomendado é que use máscara. “Essa prevenção não é só para evitar a contaminação do Coronavírus, e sim para os demais vírus respiratórios. Existem pessoas usando máscaras, não está errado”, disse.

Algumas medidas de prevenção devem ser tomadas pela população como a higienização das mãos com álcool em gel, não colocar a mão na boca, no nariz e olhos. Não cumprimentar mais as pessoas com as mãos, evitar frequentar lugares com grande fluxo de pessoas e não dar beijos no rosto também ajudam na prevenção, segundo a recomendação do Ministério da Saúde.

O coordenador do Cievs Estadual, Sid Orleans, destacou o trabalho realizado pelos órgãos de saúde municipal e estadual. No último final de semana, as equipes da saúde do Estado se reuniram para traçar as medidas que serão tomadas em caso de confirmação da doença em algum paciente. O trabalho também é realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde.

Vacinação

Segundo a Sesau, o Ministério da Saúde adiantou a vacinação contra a gripe e irá começar a partir do dia 23 de março. Toda a população do grupo prioritário precisa procurar as Unidades Básicas de Saúde. A vacina previne contra três tipos de vírus importante que são a influenza B, H1N1 e H2N3.

Quem deve se vacinar

Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos; idosos, grávidas, trabalhadores da saúde; povos indígenas; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais e funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions