Rondônia, sábado, 25 de junho de 2022
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 14 de Junho de 2022 - 10h23

Corpus Christi tem feriadão na Justiça e comércio querendo abrir em Rondônia; veja funcionamento

da Redação


Corpus Christi tem feriadão na Justiça e comércio querendo abrir em Rondônia; veja funcionamento

Mesmo não constando na relação de feriados a nível nacional, estadual e municipal em Rondônia, o dia de Corpus Christi, celebrado pela Igreja Católica, na próxima quinta-feira (16) vai garantir um feriadão em setores do serviço público: funcionários do Tribunal de Justiça, Ministério Público do Estado e do Governo Federal, trabalham somente até está quarta-feira (15) e retornam na segunda-feira (20).

Em Rondônia, a iniciativa partiu inicialmente do Tribunal de Justiça, que, através de um ato publicado em outubro do ano passado, decretou além do ponto facultativo dedicado ao Corpus Christi, emendar a sexta-feira (17), garantindo assim o feriadão. Como o Ministério Público segue o calendário da Justiça estadual,

Nesta terça-feira, a Prefeitura da capital decretou ponto facultativo na quinta e sexta-feira, mas os serviços essenciais serão mantidos.

Em âmbito nacional, servidores públicos federais ganharam nesta terça-feira (14) também direito a feriadão, de acordo com portaria do Ministério da Economia, que estabelece a medida.

Só na quinta-feira

Nas repartições públicas do Estado o trabalho é paralisado também apenas na quinta-feira.

Justiça Federal e Ministério Público (MPF) têm ponto facultativo apenas na quinta-feira, o mesmo acontecendo com o funcionalismo do Tribunal Regional do Trabalho (TRT14).

Segundo a Febraban, os bancos não abrem na quinta-feira (16). Como são correspondentes bancários, lotéricas também não abrem.

Dia normal

Já a Federação do Comércio (Fecomércio) apresentou parecer jurídico esclarecendo que seus sindicatos podem abrir normalmente, uma vez que além de não ser feriado nacional ou estadual, a convenção coletiva de trabalho das categorias também não fez qualquer previsão. Assim, o comércio pode abrir normalmente, sem ter que pagar horas extraordinárias em dobro na capital.

No interior, não houve fechamento de convenção coletiva e a entidade alerta apenas para que fiquem atentas a possíveis decretos municipais.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions