Rondônia, 12 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Creche se posiciona e esclarece denúncias em redes sociais

Sexta-feira, 21 Agosto de 2015 - 11:11 | RONDONIAGORA


Creche se posiciona e esclarece denúncias em redes sociais
Acusada por uma mãe de aluno de maus tratos e de dopar a criança, a creche Carinho de Mãe manifestou-se ainda na noite de quinta-feira para refutar o que considerou como acusações inverídicas, infundadas e que “não correspondem com a política da Escola”.



A mãe postou mensagem em redes sociais afirmando que a criança estava dopada, sendo necessário cuidados médicos. Rapidamente a mensagem dominou Facebook e WattsApp. A creche fez ocorrência policial e pediu apuração dos fatos.

Com 18 anos de atuação na Capital, a Creche nunca teve acusações desse tipo e mantém várias unidades na cidade com centenas de alunos.

Ciente da repercussão rápida, a direção da Creche chamou a responsabilidade da autora, alertando que fatos comO esse “podem gerar comoção popular incontrolável capaz de levar a tragédias irreparáveis”

Nota de Esclarecimento

O Centro Educacional Carinho de Mãe vem por meio desta se manifestar sobre as informações que estão sendo divulgadas nas redes sociais (sobretudo Facebook e WhatsApp) de que uma criança teria sido “dopada” pela instituição, sendo necessário receber cuidados médicos.
A Carinho de Mãe informa com veemência que todas as afirmações e acusações são inverídicas, infundadas e não correspondem com a política da Escola.

É de se considerar que a Carinho de Mãe é uma instituição de ensino de tradição em nossa cidade, que já conta com mais de 18 anos de serviços prestados, sempre prezando pelo aprendizado e, sobretudo, pela saúde e bem estar de seus alunos.

Durante estes mais de 18 anos de serviços da Carinho de Mãe, jamais foram registradas quaisquer queixas de maus tratos contra seus alunos, até mesmo porque todos os trabalhadores que compõem o corpo diretivo e técnico da escola são previamente selecionados e capacitados para lidar especificamente com crianças.

Ademais, todos os alunos sempre têm suas atividades monitoradas por um adulto responsável, de forma que a zelamos pelo bem estar de seus alunos desde o momento em que adentram até o momento em que deixam o ambiente.

As acusações lançadas pela Sra. Camila Yasmin Pinheiro Barros Teixeira (mãe do aluno que estava supostamente dopado quando foi recebido pelos seus responsáveis) e pela avó identificada como “tia Jó” são infundadas e não possuem qualquer lastro probatório. Tampouco foi noticiada de forma direta a administração da creche ou a autoridade competente.

O aluno E. C. S. J. foi matriculado na creche no dia 4 do corrente mês, há apenas 16 dias, para a turma de cuidados pelo período integral. A criança apresenta excelente comportamento e é definida pelos cuidadores como tranquila e não depende de cuidados especiais, estando, devido ao curto período, em fase de adaptação com as atividades realizadas nesta instituição.

Na manhã de hoje (20-8-2015) foi deixado por seus responsáveis, e, assim como todos os outros alunos, desempenhou todas as atividades diárias junto com sua turma, de modo que os acompanhou de forma participativa e com vigor físico, sem qualquer problema de saúde aparente.

Como procedimento rotineiro, os alunos que ficam no período integral saem das salas as 11hrs30min e vão para o almoço acompanhados de pelo menos quatro funcionárias, após o almoço as crianças vão para a sala de descanso, onde permanecem até às 14 horas, sempre acompanhadas de profissionais qualificados. A sala de descanso é um ambiente calmo e tranquilo, contudo não é obrigatório, e nem acontece de todas as crianças pegaram no sono.

Depois do período reservado para o descanso, as crianças são levadas para a recreação, tomam banho às 15h30min, após isso lancham, jantam e retornam para as demais atividades.

No dia de hoje o aluno E. J. foi retirado das instalações da creche por volta das 13h30min pela avó enquanto estava dormindo, fato que nunca tinha ocorrido nos 15 dias em que o aluno esteve na creche, tendo em vista que cumpria período integral. As 17hrs a mãe e a avó retornaram a creche com algumas alegações, mas sem relatos concretos do ocorrido.

A Carinho de Mãe entende todas as preocupações que uma mãe tem para com os seus filhos e sabe do quão difícil é encarar essa grande dádiva e aventura que é a maternidade, é nela que abandonamos o nosso egoísmo e entendemos o que é encarar o mundo tendo que proteger a qualquer custo o outro ser. Ser mãe é simplesmente encontrar o amor e aprender a amar de verdade.

Contudo a Sra. Camila está indo além das preocupações de mãe, pois está acusando esta instituição de ter infringido todas as normas legais, éticas e morais ao ter “dopado” o seu filho E. J. As acusações são levianas e não possuem qualquer fundamento. Frisa-se que os outros alunos estiverem normalmente na creche e não apresentaram quaisquer problemas parecidos com os alegados pela mãe.

Outra atitude temerária da mãe é por em redes sociais suas afirmações, as quais são infundadas e, repita-se sem provas concretas. Alegações como estas podem gerar comoção popular incontrolável capaz de levar a tragédias irreparáveis. A título de exemplo relembre-se o caso da dona de casa Fabiane Maria de Jesus que foi espancada até a morte no litoral de São Paulo após boatos infundados de estar aliciando menores0 (http://g1.globo.com/…/mulher-espancada-apos-boatos-em-rede-… ). Bem ainda o caso da Escola Base que devido a falsas acusações de pedofilia envolvendo seus diretores e professores, foi vítima de linchamento popular (http://www.pragmatismopolitico.com.br/…/caso-escola-base-re…).

Desta forma, a Carinho de Mãe nega veementemente todas as alegações e acusações imputadas, informando ainda que a Creche está (como sempre esteve) de portas abertas para todos os visitantes, e, sobretudo, para os pais e responsáveis que queiram visitar as instalações do local e acompanhar ou verificar a rotina dos alunos dentro da escola.

E pede o uso do bom senso a todos que tenham a devida cautela em repassar informações, alegações e boatos recebidos via redes sociais, para que pelo menos verifique a plausibilidade dos fatos.
Atenciosamente,

Maríllia Gomes

Mantenedora do Centro Educacional Carinho de Mãe - Unidade II Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também