Rondoniagora.com

Rondônia, 28 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Geral

Crescimento econômico: Rondônia registra o maior saldo da balança comercial

Terça-feira, 13 Janeiro de 2009 - 15:48 | RONDONIAGORA.COM


A balança comercial brasileira fechou o ano de 2008 com o pior resultado desde 2002. Porém, Rondônia registrou o maior saldo já alcançado pelo Estado consistente em quase U$S 430 milhões. A variação de percentual de exportação mostra que Rondônia cresceu 27,34%, enquanto o Brasil cresceu 23,21%; e a variação de importação é de 125,28% no Estado contra 43,59% no país em relação a 2007, as informações mostram que estamos sempre obtendo resultados crescentes que muito favorecem o desenvolvimento de todos os setores da economia.

Os principais produtos exportados em 2008 foram carnes de bovinos desossadas e congeladas, seguidas de grãos de soja, madeira beneficiada e miúdos bovinos. Rondônia é o quarto Estado exportador de carnes de bovinos desossadas e congeladas do país, estando abaixo apenas de São Paulo, Mato Grosso e Goiás, e o produto representa mais de mais de 56% da exportação do Estado.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) colabora ativamente com este processo, pois através da execução de programas como o Programa de Incentivo Tributário (PIT), que permite a isenção de tributos e contribui para que se garanta maior disponibilidade de recursos financeiros às empresas para investimentos na modernização e expansão do parque industrial, e essa concessão de incentivos tributários permite a sobra de recursos para que os empreendedores invistam no crescimento do setor, principalmente na questão dos frigoríficos. Além disso, participamos também com a preparação da mão de obra qualificada através do SINE – Sistema Nacional de Emprego com o programa de Qualificação Profissional. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News