Rondônia, quinta-feira, 22 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 14 de Agosto de 2009 - 18h08

Criticas ao governo do Estado marcam a abertura do 12º Congresso do Sintero

Assessoria


Criticas ao governo do Estado marcam a abertura do 12º Congresso do Sintero
Ji-Paraná - Os prejuízos causados à educação pelo governo do Estado e pelos deputados estaduais marcou praticamente todos os discursos durante a cerimônia de abertura do 12º Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação, ocorrida na manhã desta quinta-feira (14/08). O Congresso acontece em Ji-Paraná no período de 14 a 16 de agosto e reúne aproximadamente 500 trabalhadores em educação de todo o Estado, delegados eleitos em assembléia nas regionais.

Coordenada pela presidente do Sintero, Claudir Mata, a cerimônia de abertura do Congresso teve a mesa principal composta pelas seguintes autoridades: Heleno Araújo Filho, Secretário de Formação da Diretoria Executiva da CNTE; Itamar Ferreira, Presidente da CUT/Rondônia; deputado estadual Neri Firigolo (PT); Hélio Vieira, presidente da OAB/Rondônia; Francisco Pinheiro, presidente do Sintero Saúde; vereadores José Wildes de Brito (Porto Velho), Maria Ineide Batista (Presidente Médici), Márcia Regina (Ji-Paraná) e Marilete Soares Diniz (Guajará-Mirim); e a representante de ensino de Ji-Paraná, Syneide Gral Muller.

Os alunos da professora Regina Maria, da escola Gonçalves Dias, fizeram uma apresentação poética representada por um mosaico contendo elementos das obras de Fernando Pessoa, Paulo Freire, Renato Russo e Manuel Bandeira, adaptado à realidade política e social do Estado de Rondônia. O mosaico questionava: “Que Estado é esse, de governo cassado, de perseguições, que não valoriza a educação?”.

A presidente do Sintero, Claudir Mata, em seu pronunciamento, pediu licença para fazer um desabafo. Disse que os trabalhadores em educação e os servidores público em geral jamais foram tão prejudicados por um governo. Ela relatou alguns dos inúmeros casos de perseguição e assédio moral que ocorrem diariamente nas escolas estaduais, enumerou os direitos retirados pelo governo do Estado, e deu ênfase à atuação dos deputados estaduais que aprovaram leis prejudiciais aos servidores.

O 12º Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação tem como tema “Construindo uma Educação Pública de Qualidade com Dignidade e Valorização Profissional”, e terá nove palestras e quatro plenárias. No final será aprovado um plano de lutas com as estratégias que deverão ser adotadas pelo sindicato.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions