Rondônia, terça-feira, 19 de novembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 05 de Novembro de 2019 - 14h28

Curso de Jornalismo da Unir será na Capital a partir de 2020

com assessoria


Curso de Jornalismo da Unir será na Capital a partir de 2020

Na manhã desta terça-feira (5), a Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizou coletiva de imprensa para oficializar a abertura do curso de Jornalismo em Porto Velho, a partir do primeiro semestre de 2020. Participaram da coletiva o reitor Ari Miguel Teixeira Ott, o diretor do Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (Nucsa), Jonas Cardoso, a chefe do departamento de Ciências da Informação, Djuli De Lucca, e os professores Sandro Colferai e Allysson Martins, chefe do Departamento de Jornalismo (Dejor).

Com a decisão, o curso que era oferecido em Vilhena será extinto. Com a transferência do curso, a infraestrutura física e os professores que atuam em Vilhena serão recebidos no campus da Capital. O processo, iniciado em 2017, seguirá um cronograma, que será concluído somente em 2022, para que os alunos atualmente matriculados tenham garantido o tempo necessário, e legalmente previsto, para a conclusão do seu curso.

A decisão de mudar o curso de Jornalismo do Interior de Rondônia para a Capital é uma resposta da Universidade, tanto às demandas da sociedade como ao atendimento de solicitações de entidades representativas da área da Comunicação. Como parte dos planos de implementação do ensino em Comunicação na UNIR, em Porto Velho, está a criação de um curso de Mestrado Acadêmico em Comunicação, que já está em análise na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Em Porto Velho serão ofertadas, anualmente, 40 vagas para o curso de Jornalismo, que funcionará no período noturno, no campus José Ribeiro Filho, localizado na BR-364, Km 9,5, sentido Rio Branco. O processo seletivo para a primeira turma, que iniciará suas aulas em fevereiro de 2020, será o mesmo já utilizado para todos os demais cursos de graduação da UNIR, que utiliza a nota do Exame Nacional do ensino Médio (ENEM) como critério de seleção, por meio de edital que será lançado ainda neste ano de 2019.

O reitor Ari Ott informou que a mudança de localidade de oferta deste curso foi estratégica, pois havia um declínio na sua procura em Vilhena e em Porto Velho há maior demanda, além do fato de a capital de Rondônia ser a única no Brasil que ainda não possui curso público de graduação em comunicação e afirmou "Essa profissão é muito importante, pois as plataformas podem mudar, mas a sociedade tem precisa contar com a atuação de jornalistas qualificados, em busca de notícias efetivamente verdadeiras".

Também participaram do evento o vice-reitor da UNIR professor Marcelo Vergotti e a presidente do sindicato dos Jornalistas de Rondônia (Sinjor), Sara Xavier Duque Estrada de Oliveira.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/curso-de-jornalismo-da-unir-sera-na-capital-a-partir-de-2020)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions