Rondônia, 16 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Defesa Civil interdita imóveis com problemas na infraestrutura e 16 famílias saem de apartamentos

Terça-feira, 25 Setembro de 2018 - 12:31 | da Redação


Defesa Civil interdita imóveis com problemas na infraestrutura e 16 famílias saem de apartamentos

Dezesseis famílias do residencial Morada de Todos IX, localizado na Zona Leste de Porto Velho, foram retiradas do imóvel e levadas para casa de parentes por causa de problemas constatados na estrutura do prédio e também na parte elétrica após um incêndio ocorrido no último dia 25 de setembro em alguns apartamentos. A interdição foi feita pela Defesa Civil Municipal, que interditou ainda outras seis estruturas.

Segundo a Defesa Civil, fatores como vendavais e temporais, comuns nesta época do ano, também podem causar prejuízos para a infraestrutura de prédios e residências, mas principalmente de obras abandonadas, o que leva perigo para a população. Para verificar a existência de riscos, o órgão já fiscalizou 55 lugares, entre edifícios, casas e obras paradas, e constatou irregularidades em ao menos 12 delas. Dessas, oito foram interditadas.

O diretor da Defesa Civil, Marcelo Santos, destaca que o trabalho de vistoria é feito rotineiramente, principalmente de prédios abandonados, e são observados possíveis problemas na estrutura ou parte elétrica. Quando confirmadas irregularidades, as secretarias responsáveis são informadas para que sejam tomadas as providências e, nos prédios abandonados, empresas são notificadas para fazerem os reparos apresentados em laudo.

A ação realizada agora é preventiva, diz Santos, mas os moradores podem ajudar fazendo a solicitação dos fiscais. Em caso de incêndios como o que aconteceu no Morada de Todos IX, a equipe do órgão fiscalizador é acionada para saber se o local apresenta riscos ou não para as famílias que ali moram. “Durante as fiscalizações, foram constatadas várias vulnerabilidades como estruturas colapsadas, rachaduras e problemas na parte elétrica que ocasionaram a interdição”, esclarece o diretor.

Outras unidades habitacionais também apresentaram rachaduras, mas não houve a necessidade de retirar as famílias dos imóveis, apenas foi determinado um prazo para que o reparo seja realizado.

Ainda conforme a Defesa Civil, foram interditados a passarela do Teotônio, Edifício Porto Real, Cidade de Todos e três residências.

Sobre a responsabilidade de fazer os reparos exigidos pela Defesa Civil, Marcelo explica que, se o condomínio for particular os responsáveis técnicos são notificados para que façam os reparos necessários. Nos prédios públicos ele diz ser comum a ação integrada de diversas secretarias, inclusive a Defesa Civil.

A população pode acionar a Defesa Civil Municipal pelos telefones 199 ou 3901-3019.

Defesa Civil interdita imóveis com problemas na infraestrutura e 16 famílias saem de apartamentos
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também