Rondônia, terça-feira, 19 de março de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 11 de Janeiro de 2019 - 18h36

Delegacia especializada em furtos e roubos recuperou e restituiu quase mil veículos em 2018

da Redação


Delegacia especializada em furtos e roubos recuperou e restituiu quase mil veículos em 2018

A Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA) divulgou, nesta sexta-feira (11), que em 2018 recuperou 997 veículos furtados/roubados. O número é maior que o de 2017, quando foram recuperados 880 carros, motocicletas, caminhonetes, caminhões e tratores em Porto Velho.

Conforme o delegado Alessandro Morey, de quase 1,1 mil inquéritos policiais que tramitavam na Delegacia Especializada nos anos de 2017/2018, foram concluídos 350 no ano de 2017 e 291 em 2018. Ainda, 243 foram registrados na Central de Flagrantes e encaminhado para a especializada, onde foram concluídos.

O levantamento da Delegacia Especializada também aponta a oitiva de 276 vítimas, 136 testemunhas e 110 interrogados que são os suspeitos ou infratores, tanto aos inquéritos policiais oriundos da Central de Flagrantes como nos inquéritos policiais instaurados pela própria DERFRVA.

O trabalho da polícia também levou a instauração de mais 148 inquéritos policiais em 2017 e mais 151 no ano passado. “Realizamos também diversas prisões em flagrante delito e operações policiais de vários indivíduos integrantes de grupos criminosos especializados em furtos e roubos de veículos automotores, adulteração de sinais identificadores, falsificação de documentos públicos, comercialização, em alguns casos, como se fossem financiados. Os veículos então, servindo na grande maioria das vezes como moeda de troca por drogas na Bolívia, através de rotas já conhecidas pela Polícia”, disse o delegado Alessandro Morey.

O delegado ainda enalteceu o trabalho de sua equipe de policiais, investigadores e escrivães, e também destacou o trabalho da Polícia Militar.

“Não podemos deixar de destacar o trabalho que a Polícia Militar realiza em todo o estado para recuperar e prender criminosos com veículos subtraídos. Todo esse trabalho com o resultado positivo é fruto de um trabalho em conjunto com as policiais”, disse.

Esse trabalho em conjunto, resultou em operações e prisões de criminosos, reduzindo o número de veículos subtraídos. “Os criminosos geralmente roubam ou furtam caminhonetes como Hillux, S10 e entre outros veículos de luxo que, em média, estavam sendo furtado ou roubado dois por semana. Nós conseguimos recuperar todos e prender os criminosos”, destacou o delegado, que enfatiza que em 2017 acontecia de 8 a 10 furtos ou roubo de veículos por dia somente na capital. Já em 2018, o número reduziu para 5.

Delegacia especializada em furtos e roubos recuperou e restituiu quase mil veículos em 2018

Especificamente em relação a motos, o alvo maior é a proximidade do shopping, de onde são subtraídos em média 5 motocicletas por semana.

Conforme Morey, muitos dos casos que hoje chegam na delegacia são de roubos a residência em que os criminosos usam o veículo das vítimas para levar os objetos furtados e, na maioria dos casos, abandonam o veículo ou levam para serem desmontados e para revenda de peças.

Receptação
Alessandro Morey deixa um alerta à população e pede que fiquem atentos ao adquirir peças usadas, pois certamente, estarão adquirindo peças de veículos roubados ou furtados. “Nós orientamos que peça no mínimo um documento que possa atestar a origem do produto”, finalizou.

Dicas para evitar furto ou roubo de veículos
1. Sempre conferir o fechamento das portas depois de acionado o dispositivo de alarme e travamento.
2. Nunca permanecer no interior do veículo depois de estacionado, seja em supermercados ou em shoppings center, manuseando aparelho celular ou namorando.
3. Prestar atenção no movimento da rua, antes de chegar ao destino final, seja em residência ou trabalho.
4. Nunca deixar objetos, de valor ou não, de forma aparente no interior do veículo.
5. Nunca deixar a chave na ignição de motocicletas e se ausentar do local, mesmo que “rapidamente”.
6. Nunca assinar o DUT ou entregar o veículo, em casos de compra e venda, sem antes verificar o real pagamento em conta bancária, evitando-se fraudes, principalmente, nas vésperas de feriados e finais de semana.
7. Na existência de estacionamento privativo, nunca deixe o veículo em via pública, principalmente em “shows” e no entorno de “shoppings”;
8. Não cole adesivos que exponham informações pessoais.
9. Utilize equipamentos modernos de segurança, como bloqueadores, rastreadores e localizadores.
10. Nunca deixar chave reserva no interior do porta-luvas do veículo.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/delegacia-especializada-em-furtos-e-roubos-recuperou-e-restituiu-quase-mil-veiculos-em-2018)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions