Rondônia, quarta-feira, 24 de abril de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 05 de Abril de 2019 - 10h44

Delegados e diretores do Sinjur se reúnem em Ji-Paraná

da Assessoria


Delegados e diretores do Sinjur se reúnem em Ji-Paraná

A segunda reunião deste ano e a primeira extraordinária de 2019 foi realizada na subsede do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário no Estado de Rondônia (Sinjur), em Ji-Paraná. Delegados sindicais das comarcas e membros da diretoria participaram do encontro, que foi aberto com a apresentação de uma palestra sobre planejamento e qualidade, seguida de momentos de interação, numa roda de conversa e de encaminhamentos sobre o processo de revisão do Estatuto, que deve ser feito este ano pela categoria durante do Congresso do Sinjur, em Cacoal.

O administrador e consultor de planejamento Massud Jorge Badra, abriu a programação da reunião do Sistema Diretivo por volta das 8h, no sábado, 23 de março, com a palestra “Como trabalhar no dia a dia com planejamento e qualidade”, oportunidade em que abordou diversas questões relacionados ao cotidiano das pessoas e como o planejamento e o desejo por qualidade naquilo que se faz são determinantes para o sucesso de toda empreitada. Brada foi coordenou os profissionais que participaram da elaboração do Estudo Técnico que defende o trabalho de 6h por dia no Judiciário, que está sob análise da Administração. Esse pedido tem atenção constante dos representantes dos trabalhadores, por se tratar de tema de extrema relevância para a categoria.

Como forma de homenagear os que se dispuseram a trabalhar em prol da categoria, a presidente Gislaine Caldeira promoveu a distribuição aos delegados sindicais e seus respectivos suplentes de brindes especiais em alusão aos 30 anos do Sinjur, em agradecimento da instituição pelos serviços prestados. “A energia dos delegados move esse sindicato nas lutas e negociações”, afirma a presidente.

Após a descontração, numa roda de conversa, os delegados trouxeram dúvidas sobre ações judiciais, demandas administrativas, como direitos e pagamentos de benefícios represados pela Administração. Todos os passos dados pelo Sindicato, inclusive o elaboração de reclamação junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), também foram tratados. Os delegados trouxeram dúvidas dos filiados.

Memória
Adriel Diniz, diretor de imprensa e comunicação explicou a simbologia dos brindes, devido à energia doada pelos delegados para o fortalecimento da luta sindical. Além disso conclamou os delegados a participarem da mobilização nas comarcas e pelas redes sociais por servidores filiados, aposentados ou familiares que tenham fotos, recortes de jornal ou outros meios de registro sobre a atuação sindical, como greves, passeatas, reuniões, congressos e assembleias. Tudo fará parte do projeto Memória Sindical, que tem entre as atividades já programada a inauguração da Sala dos Aposentados e da Galeria do Ex-Presidentes, na Capital; um evento de aniversário, publicações e brindes especiais aos filiados também estão na agenda sindical para o registro desse momento único. “Só o olhar cuidadoso para a nossa história é capaz de fortalecer a entidade para as próximas décadas de lutas”, explica o diretor, ao justificar a iniciativa.

Participação
No período da tarde, os delegados, diretores e suplentes presentes participaram de discussão sobre o fomento à participação dos filiados no envio de propostas para reformulação do Estatuto. Por meio do site do Sinjur ou através dos delegados sindicais, será possível enviar sugestões, que passarão por seleção de acordo com critérios jurídicos e depois passará a compor um documento coletivo, que será amplamente discutido e votado pelos trabalhadores no Consinjur, de Cacoal, no final deste ano.

“Nesse primeiro momento, fizemos uma espécie de anamnese do texto estatuário, para que, conhecendo de maneira mais profunda nossa regra maior, seja possível chegar a uma ideia de reformulação estatutária”, explica o diretor Rafael Ricci, ao defender a modernização do texto guia da atuação da entidade.

A comarca de Rolim de Moura levou diversas sugestões, colhidas a partir de uma reunião com os servidores, método que inspirou a outros delegados. Após esses encontros, os delegados poderão registrar as propostas e todos os servidores terão acesso a essas proposições vindas por meio das delegacias sindicais de cada comarca. Além desse meio, que será mais objetivo, os filiados também poderão fazer as propostas por um link no site, que após recepcionadas pelo sistema, serão cadastradas no documento coletivo de construção do novo estatuto.

Prazos e justificativas
Os delegados farão essa mobilização até dia 30 abril, quando todos as sugestões serão enviadas à assessoria jurídica, para pareceres. Foi acordado que aqueles ajustes preteridos deverão ser acompanhados de justificativa, desde que breve, para que o descarte das propostas apresentadas seja devidamente registrado como uma impossibilidade técnica e normativa e não, simplesmente, política.

Delegados e diretores do Sinjur se reúnem em Ji-Paraná

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/delegados-e-diretores-do-sinjur-se-reunem-em-ji-parana)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions