Geral
Dentistas votam para definir presidente do Conselho Regional
Terça-feira, 27 Março de 2012 - 17:16 | RONDONIAGORA

Os que se abstiverem poderão arcar com uma multa de um terço da anuidade que é estabelecida pelo Conselho Federal de Odontologia em R$ 326,00. Os dentistas da Capital irão votar na sede do CRO, já os profissionais do interior do Estado deverão postar a cédula que foi encaminhada pelo CRO, através dos Correios, pelo menos até o dia 02 de Abril, para que o voto chegue em tempo hábil.
Segundo o titular da Chapa 1, o ortodontista Luiz Fernando Rodrigues Rosa, atual presidente do CRO-RO e que concorre à reeleição, todos os profissionais que estiverem em dia com mensalidade, anuidade, sem processo ético e sem nenhum tipo de restrição devem exercer o direito ao voto.
Proposta
Nosso ideal é o resgate da dignidade do profissional e acabar com a ilegalidade no exercício da profissão. Existem muitos profissionais exercendo o trabalho sem ter especialização e outros com especialização, mas sem estar registrado no Conselho, disse o presidente do CRO adiantando a linha que já adotou durante a gestão atual e que pretende manter na próxima, caso seja eleito.
No ano passado, o CRO fez uma fiscalização intensa nos municípios do Estado e pelo menos 130 profissionais que exerciam a profissão de forma irregular foram autuados. Uma média de 10% do número de ativos. Todos eles já legalizaram o registro.
Além da fiscalização, outro trabalho que deve ser mantido é o de interiorização do Conselho. No início deste mês foi aberta a 1ª Delegacia do Conselho em Cacoal. A previsão é que até o mês de Junho, o município de Ji-Paraná também seja inserido neste processo. Já Vilhena, cidade com maior índice de profissionais irregulares, também deve ter sua própria Delegacia ainda esse ano.
Sobre o próximo desafio do CRO, Luiz Fernando foi enfático: precisamos fazer com que a sociedade reconheça e valorize o profissional em odontologia, já que Rondônia, proporcionalmente, é o Estado com maior número de especialistas na área, uma média de 50% dos profissionais ativos, disse o ortodontista. Nossa odontologia é de ponta. O paciente não precisa sair daqui pra fazer qualquer procedimento fora do Estado, destacou.
Os dentistas que tiverem dúvidas sobre o pleito poderão entrar em contato com a sede do CRO-RO em Porto Velho (69) 3221-1813 ou na sub-sede em Cacoal (69) 3441-4909. As informações também estão disponíveis no site www.cro-ro.org.br