Rondônia, 04 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Depois de baderna em réplica de trem, vigias atuarão durante madrugada no Espaço Alternativo

Domingo, 24 Dezembro de 2017 - 08:40 | da Redação


Depois de baderna em réplica de trem, vigias atuarão durante madrugada no Espaço Alternativo

A baderna diária nas instalações do complexo do Espaço Alternativo, em Porto Velho está com os dias contados. A situação chegou ao extremo após a divulgação em redes sociais, de uma imagem em que um grupo de adolescentes aparecia em cima da réplica de um trem da EFMM. A foto ganhou redes sociais e indignação popular.

O diretor do DER, responsável pelas obras ficou revoltado e pediu apoio da população. “Não podemos permitir isso. A restauração foi de total responsabilidade do DER, por isso, temos o compromisso, junto a órgãos públicos, de mantê-la intacta. Trouxemos essa réplica para que todos os rondonienses pudessem lembrar um pouco de sua história. Pedimos à população que ajude a preservar essa obra em bom estado”, diz o diretor-geral, Ezequiel Neiva.

Atualmente, o Espaço Alternativo conta com policiamento militar todos das 16 às 21 horas, horário de grande movimento. Para intensificar ainda mais a segurança, o DER afirma que o complexo turístico contará, a partir desta semana, com vigias permanentes, além de servidores uniformizados que entregarão folders para orientar sobre a importância de conservar a máquina, que tem partes originais e pertencem ao patrimônio histórico que estava abandonada no complexo da EFMM.

Outra medida de segurança tomada pelo DER foi a instalação de câmeras ao longo do complexo que, junto ao policiamento, ajudou a diminuir os casos de uso de drogas que eram comuns na região, segundo o diretor.

O diretor acrescenta, ainda, que quem for enquadrado praticando algum ato depredatório contra a locomotiva, ou a qualquer outro componente do complexo, será punido dentro da legislação pelo crime de depredação do patrimônio público.

O projeto do novo Espaço Alternativo ainda conta com uma réplica do portal do Forte Príncipe da Beira e o DER tem previsão, para até o fim de janeiro de 2018, de entregar todas as obras, entre elas, um estacionamento que poderá comportar 2.800 carros, uma passarela de 184 metros de extensão, além de um sistema de segurança que será monitorado por um boxe da polícia militar.

Nem as plantas

O serviço de jardinagem também chama muito a atenção no local. Um dos responsáveis pelo trabalho é Sebastião Vieira Lopes, de 76 anos. Segundo ele, nem as plantinhas escapam da depredação dos usuários. “Já houve registro de pessoas que tiravam plantas dos vasos para serem usadas em churrascos, o que tornava todo o trabalho de jardinagem em vão. Vou ter que reparar algumas palmeiras que tentaram tirar, além de outras plantas. Para preservar e manter tudo isso por um bom tempo tem que ter o apoio da população”, afirma o funcionário mais idoso do DER que trabalha na manutenção do complexo turístico.

Uma das alternativas, segundo ele, será dar nomes a algumas plantas para servirem de aviso às pessoas. “Há uma planta que acabei de colocar e que resolvi chamar de ‘me cuide’. Quem sabe se houver uma plaquinha com o nome delas não despertem maior zelo nas pessoas que usam o Espaço Alternativo”, finaliza Sebastião.

O complexo, localizado na Avenida Jorge Teixeira tem aproximadamente 2.200 metros de extensão e recebe, segundo o DER, uma média de entre 5 a 8 mil pessoas aos fins de semana.

Depois de baderna em réplica de trem, vigias atuarão durante madrugada no Espaço Alternativo
Ezequiel detalha reforço na segurança do complexo
Depois de baderna em réplica de trem, vigias atuarão durante madrugada no Espaço Alternativo
Sebastião Vieira Lopes cuida da jardinagem
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também