Rondônia, 21 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Deputada Lúcia Tereza pede extensão da Operação Aciso em Espigão

Terça-feira, 08 Setembro de 2015 - 16:53 | ALE


A deputada Lúcia Tereza (PP) pediu nesta terça-feira (8) ao coordenador da Operação Aciso, coronel Paulo de Tarso Nery, que estenda por mais alguns dias a programação em Espigão do Oeste para atender a população do município. A operação começará no próximo dia 15 e se estenderá até o dia 18, beneficiando os índios Cinta Larga.


A deputada adiantou que toda a estrutura da Operação Aciso estará em Espigão do Oeste, por isso os servidores poderiam ficar por mais uma semana, atendendo um número maior de pessoas. Ela acrescentou que muita gente precisa de documentos e também de atenção na área de saúde.
A Operação Aciso será realizada por solicitação do procurador da República Reginaldo Trindade. No Ministério Público Federal ele é o responsável pelos indígenas Cinta Larga. O procurador solicitou à Casa Civil que os índios da etnia fossem atendidos com a operação.
A deputada adiantou que toda a estrutura da Operação Aciso estará em Espigão do Oeste, por isso os servidores poderiam ficar por mais uma semana, atendendo um número maior de pessoas. Ela acrescentou que muita gente precisa de documentos e também de atenção na área de saúde.
O coronel Nery explicou que entre os dias 15 e 18 serão emitidas Carteira de Trabalho, CPF, Carteira de Identidade, passe livre intermunicipal para idosos, além de atendimento médico, laboratorial e odontológico. Estão programadas restauração dentária e limpeza. Também haverá serviço prestado por assistente social e aplicação de vacinas.
O coordenador da Operação Aciso explicou que o município não tem despesa nenhuma, já que tudo é custeado pelo Estado. Além disso, o material que for levado para Espigão e não for utilizado será doado à prefeitura.
Ele pediu à parlamentar, no entanto, que a prefeitura providencie alojamento aos índios Cinta Larga. “Nós que trabalharemos na Operação Aciso ficaremos em hotel. Mas é preciso que os indígenas sejam acomodados. O prefeito até o momento não nos respondeu”, explicou o coronel Nery.
Lúcia Tereza afirmou que encaminhará ofício à Casa Civil solicitando que a programação da Operação Aciso se estenda por mais uma semana em Espigão do Oeste, e adiantou que pedirá também alojamento para os indígenas.

Estrutura
A parlamentar também se comprometeu a trabalhar para a viabilização da aquisição de um hospital de campanha para a Casa Civil, para que a estrutura possa ser utilizada na Operação Aciso. O coronel Nery explicou que um hospital assim não é barato, mas em compensação é completo.
“Já tínhamos solicitado o hospital de campanha anteriormente, mas o argumento foi que é caro. Custa um milhão de dólares. Mas sentimos falta dele quando aconteceu a alagação do rio Madeira. Esse hospital pode atender muito gente nas operações”, adiantou.
O coronel Nery explicou a Lúcia Tereza que outra reivindicação era a aquisição de um barco hospital, mas isso foi viabilizado devido a recursos repassados pela Usina Jirau.
A parlamentar disse que começará a trabalhar imediatamente para que o hospital de campanha possa ser adquirido no próximo ano. Lúcia Tereza pediu ao coronel Nery que envie a documentação necessária para que ela possa solicitar a compra.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também