Rondoniagora.com

Rondônia, 04 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Geral

Deputados e professores buscam investimentos para curso

Terça-feira, 09 Junho de 2009 - 15:23 | RONDONIAGORA


Uma reunião realizada na manhã de hoje (8) entre professores do Departamento de Engenharia Ambiental da Unir de Ji-Paraná e o deputado estadual Jesualdo Pires (PSB) e o deputado federal Anselmo de Jesus (PT) discutiu a viabilidade de investimentos para a estruturação dos laboratórios do curso.

Os professores Gunther Brucha, diretor do Campus; Magarida Marchetto, chefe do departamento de engenharia e o professor Johannes Janzen expuseram aos deputados que a prioridade de investimento está na construção do prédio para abrigar os laboratórios de Saneamento, Microbiologia, Esgoto e Resíduos Sólidos, Geoprocessamento, Expressão Gráfica, Química e a construção de uma estrutura independente para a instalação do Laboratório de Hidráulica, bem como a aquisição de equipamentos para esses laboratórios. O custo estimado deste investimento, conforme relato dos professores, estaria em torno de R$ 4 milhões.

O deputado Jesualdo Pires inteirou que está previsto um investimento de R$ 1 milhão via Governo Federal para a urbanização da Unir de Ji-Paraná e propôs que este recurso seja remanejado para a construção do prédio para os laboratórios e para suprir parte da demanda de urbanização, Jesualdo disponibilizaria emendas para o bloqueteamento do campus. A proposta será levada para ser discutida em reunião com o Conselho do Campus.

Anselmo de Jesus propôs que as reivindicações do departamento de engenharia sejam apresentadas ao Reitor da Universidade, José Januário, e que a reitoria viaje com ele para Brasília visando somar forças junto ao Ministério da Educação para a viabilização de recursos. Anselmo ressaltou ainda que irá estudar a possibilidade de emenda para o Campus de Ji-Paraná. Uma nova reunião deverá ser agendada nos próximos dias com a presença do Reitor da Universidade para discutir a demanda.

Os professores também expuseram a falta de profissionais para áreas administrativas e técnicas. Para minimizar este problema, os deputados intercederam junto ao Prefeito Municipal, José Bianco, para que o Poder Executivo ceda alguns funcionários para atuar no campus universitário, especialmente para o quadro administrativo. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News