Rondônia, terça-feira, 27 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sábado, 19 de Dezembro de 2009 - 08h40

Desembargador Cássio Guedes assume presidência do Judiciário de Rondônia

TJ-RO


Desembargador Cássio Guedes assume presidência do Judiciário de Rondônia
Em sessão solene, o Tribunal de Justiça de Rondônia deu posse na noite desta sexta-feira, 18, à nova cúpula administrativa do Judiciário estadual. O desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes presidirá a Corte pelos próximos dois anos, e terá como vice-presidente e corregedor geral de Justiça, respectivamente, os desembargadores Marcos Alaor Diniz Grangeia e Paulo Kiyochi Mori.

A cerimônia de posse começou com a exibição de um vídeo, em que a gestão da desembargadora Zelite Andrade Carneiro (2008/09) foi mostrada aos convidados. Em seu breve discurso, agradeceu ao apoio de magistrados e servidores, condição indispensável para as realizações conquistadas durante sua gestão.

Após o compromisso de desempenhar com lealdade e honradez os cargos, os empossandos ouviram as boas vindas do desembargador Eliseu Fernandes, que em suas palavras, fez um resumo das trajetórias dos desembargadores que compõem agora a cúpula diretiva do Poder Judiciário de Rondônia.

O promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Cleverson Sbarzi Guedes, irmão do presidente, ao ter a palavra franqueada pela desembargadora Zelite, que presidiu a sessão, falou um pouco da história da família, lembrou as dificuldades enfrentadas pelo pai, o exemplo de honradez dado pelo patriarca e destacou os predicados que o irmão põe à disposição do Judiciário e dos cidadãos de Rondônia.

Nas primeiras palavras como presidente do TJ de Rondônia, o desembargador Cássio Sbarzi Guedes defendeu a democracia e todas as garantias e direitos conquistadas pela sociedade brasileira: “hoje o Judiciário é a garantia última da preservação do Estado democrático de direito”.

O presidente do TJRO falou da necessidade de dar ainda mais atenção ao juiz de 1º grau, que precisa ser de fácil acesso ao cidadão. “O destinatário do nosso trabalho é o jurisdicionado”, afirmou. Ao destacar a competência e eficiência dos servidores, selecionados em rigorosos concursos públicos, o desembargador lamentou os salários baixos e defasados. Cássio Sbarzi lembrou ainda da enorme responsabilidade de manter o nível técnico e tecnológico do Tribunal, que é hoje o mais célere do país, segundo o Conselho Nacional de Justiça.

O presidente ressaltou ainda a manutenção de uma relação harmoniosa e respeitosa entre os três poderes, representados na mesa de honra pelo governador Ivo Cassol e pelo deputado estadual Neodi Oliveira, presidente do Legislativo Estadual. Além deles, o procurador geral de Justiça, Ivanildo Oliveira e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (RO), Hélio Vieira, também ocuparam lugar de destaque na cerimônia.

Emocionado, o desembargador falou da família, dos pais e das filhas, da missão de ser magistrado e do momento único vivido ao assumir o mais importante cargo da magistratura rondoniense. Com palavras precisas e sem rodeios, após a sessão o presidente foi cumprimentado e abraçado por convidados, que lotaram o salão do 5º andar do edifício sede do Tribunal de Justiça, em Porto Velho, onde ocorreu a cerimônia.

Os membros da cúpula iniciam o exercício das funções em 1º de janeiro do próximo ano, conforme estabelecido pelo artigo 19 do Regimento Interno do Poder Judiciário.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions