Rondônia, segunda-feira, 20 de novembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 04 de Março de 2008 - 14h32

Detran faz palestras educativas em Cacoal

Assessoria


O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran), com apoio do Governo do Estado, e a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar estão realizando esta semana uma série de palestras educativas nas escolas de Cacoal. As palestras fazem parte dos projetos “Ararinha Azul”, voltado para as crianças, e “Anjos do Trânsito”, destinado a jovens e adolescentes. A equipe do Detran viajou a convite da Representação de Ensino da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), tendo em vista o alto índice de acidentes na cidade. Somente em 2007, foram registrados 424 acidentes com vítimas, sendo que oito delas foram fatais.
Estão programadas palestras nas escolas Cora Coralina, Bernardo Guimarães, Antônio Gonçalves, Maria Aurora Nascimento e Clodoaldo Nunes de Almeida, e a expectativa é atender diretamente cerca de mil crianças e adolescentes, que se tornarão multiplicadores entre os amigos e familiares das mensagens recebidas na escola.
Para os adolescentes, a palestrante Maria Helena Damaceno mescla as mensagens educativas com vídeos mostrando cenas fortes sobre as conseqüências da irresponsabilidade no trânsito, principalmente de dirigir alcoolizado. Um dos mais chocantes mostra uma jovem de 20 anos que teve o rosto e o corpo todo deformado num incêndio, depois que um motorista bêbado colidiu com o carro em que estava. “Os vídeos ajudam a transmitir a mensagem educativa, mas procuramos sempre enaltecer a vida”, ressalta ela.
Já para as crianças as palestras visam que elas aprendam as normas e cuidados que devem ter no trânsito de forma alegre e divertida. A PM Kátia Domingos também mostra vídeos de animação e faz brincadeiras com as crianças, de maneira que todas participam, ganham brindes a aprendem a se cuidar no trânsito.
A adolescente Pâmela Sodré, de 13 anos, da escola Bernardo Guimarães, diz que em Cacoal quase todas as pessoas que conhece cometem os atos de imprudência mostrados na palestras. “As pessoas são irresponsáveis, mesmo. Gostam de se mostrar, andando sem capacete, em alta velocidade, bebendo. Todos deveriam assistir a esses vídeos para ver o que acontece”, conclui a estudante.
A orientadora educacional Maria Marilene também acha importante a iniciativa educativa do Detran, e ressalta que as multas também são importantes formas de conscientização. Ela conta que seu filho foi multado em mais de R$ 4 mil e que agora aprendeu a lição. “Eu não achei ruim, pois isso está fazendo com que ele seja mais cuidadoso e preserve sua vida”.
Ao longo do ano, a Coordenadoria de Educação de Trânsito do Detran fará palestras em diversos municípios do interior do estado.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions