Rondônia, domingo, 15 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 13 de Outubro de 2008 - 11h05

Devastação cresceu 133% em agosto, revelam satélites do INPE

Agência Senado


De acordo com o mais recente relatório do Sistema de Detecção em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amazônia em agosto foi 133% maior que em julho. Os alertas, obtidos por fotos de satélites, registraram 756km² de novas áreas desmatadas, contra 323km² em julho.

O crescimento foi ainda maior (228%) se comparado a agosto de 2007, quando o Inpe registrou 230km². Os cálculos do Deter levam em consideração as áreas que sofreram corte raso (desmatamento completo) e as que estão em degradação progressiva.

Os técnicos responsáveis pelo relatório destacam que a grande concentração de nuvens sobre os estados da Amazônia Legal no período da pesquisa impediu que fossem "monitorados adequadamente" 26% da área, principalmente no Amapá e em Roraima. Pelo terceiro mês consecutivo, o Pará foi indicado como o estado com maior devastação (435,27km², ou 57% do total), seguido de Mato Grosso e Rondônia.

A taxa anual de desmatamento, medida pelo Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia (Prodes), deve ser divulgada até o fim do ano. O número reflete os novos desmatamentos verificados pelo Deter entre agosto de 2007 e julho de 2008. No período, o desmate chegou a 8,1 mil km², 64% maior que nos 12 meses anteriores.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/devastacao-cresceu-133-em-agosto-revelam-satelites-do-inpe)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions