Rondônia, 29 de julho de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Dezenas de livros do ensino médio são descartados no lixo; editora desconhece e condena desperdício do material didático

Segunda-feira, 28 Julho de 2025 - 13:22 | Redação


Dezenas de livros do ensino médio são descartados no lixo; editora desconhece e condena desperdício do material didático

Dezenas de caixas com livros lacrados pertencentes a Editora FTD Educação foram encontrados jogados em uma lixeira na comunidade Terra Santa, região próxima dos presídios de Porto Velho, na estrada da Penal. Moradores relataram o achado em grupos de WattsApp, enviaram imagens e revelaram que os livros nunca tinham sido usados. Não há testemunhas de quem foi o autor ou os autores do descarte do material didático.

O achado, na verdade, transformou-se em um grande mistério. No final de semana, as imagens dos livros no lixo circularam em praticamente todos os grupos de redes sociais. Na segunda-feira, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio de sua assessoria de Comunicação, foi acionada. Mas, segundo os assessores, esses livros são de “divulgação” e essa editora parece que havia encerrado suas atividades e jogou “os livros fora”.

Os livros encontrados são obras didáticas da FTD Educação e fazem parte da coligação 360º Área de Conhecimento: Linguagens e Suas Tecnologias 1, material que deveria ser usado no ensino médio de 2026 a 2029.  Segundo a Seduc, essa editoria parece estar falida.

Dezenas de livros do ensino médio são descartados no lixo; editora desconhece e condena desperdício do material didático

Editora desconhece descarte de livros

A Editora FTD Educação pertence a Associação Brasileira de Educação e Cultura (ABEC). A informação sobre a falência e descarte dos livros é desconhecida da entidade. No site oficial é possível encontrar o telefone 0800-940-7001 e a atendente disse que a central não tem conhecimento sobre o encerramento das atividade da editora e muito menos a prática de jogar livros no lixo. “Nossa empresa preza pela qualidade, transparência e defendemos os valores da Educação”, disse a atendente da central, refutando a prática denunciada em Porto Velho.

Veja nota da Seduc

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) informa que os livros encontrados descartados na Estrada da Penal, conforme divulgado em vídeos nas redes sociais, não pertencem ao acervo de materiais adquiridos pela rede pública estadual de ensino.

Trata-se de material de divulgação produzido pela iniciativa privada, como pode ser verificado nas etiquetas fixadas nos exemplares, onde constam claramente o nome da editora responsável e seu respectivo endereço.

A Seduc reafirma seu compromisso com a gestão responsável dos bens públicos e destaca que adota critérios rigorosos para o descarte e destinação de materiais didáticos, sempre em estrita conformidade com a legislação vigente, com total transparência e zelo pelo patrimônio público.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também