Rondônia, 04 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência marca busca por acessibilidade nos espaços públicos da capital

Quarta-feira, 21 Setembro de 2016 - 18:43 | Da redação


Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência marca busca por acessibilidade nos espaços públicos da capital
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado no dia 21 de setembro, instituída após luta de movimentos sociais ainda na década de 80, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005.



A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, para representar o nascimento das reivindicações de cidadania, além da participação em igualdade de condições.

De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, desses 345 mil residem no estado de Rondônia.

Francisco Mário, secretário da Federação dos Deficientes de Rondônia (Feder), conta que houve grande avanço com a implantação de ônibus com acessibilidade, mas Rondônia ainda precisa romper outras barreiras, em especial nos órgãos e espaços públicos. “Todos os órgãos federais e estaduais deveriam ser os primeiros a darem exemplo, mas nós temos uma série de problemas de acessibilidade em órgãos públicos”, explica.

Um dos principais problemas que a Feder busca solucionar, junto com o Ministério Público, é a falta do ambulift (plataforma elevatória) para conduzir os cadeirantes até as aeronaves no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira. Outro problema são escolas adaptadas para receber alunos com todos os tipos de deficiência, Francisco aponta que “Quando vai o projeto, as escolas recebem o recurso para fazer a adaptação das escolas, mas na prática a acessibilidade não é feita”.

Apesar de todas as dificuldades e problemas que os deficientes enfrentam no estado, Francisco ressalta que o estado está de parabéns em vários aspectos de inclusão, “Rondônia está de parabéns, nós temos os nossos problemas, mas deixamos a descriminação de lado, hoje os deficientes já estão em todos os lugares”. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também