Rondônia, 14 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Dirigentes do Sindsef terão semana intensa com importantes agendas em Brasília

Segunda-feira, 22 Maio de 2023 - 16:15 | da Assessoria


Dirigentes do Sindsef terão semana intensa com importantes agendas em Brasília

A Diretoria Executiva do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia (Sindsef-RO), representada pelos diretores Paulo Vieira, Francisco Torres, Eliete Azevedo, Flávia Hiromi Takahashi e Herclus Coelho está em Brasília, para a defesa de reivindicações dos servidores federais e principalmente, por ocasião do Encontro Nacional dos Ex-Terrritórios, intensificar a pauta da categoria dos servidores do ex-Territórios, em sua maioria formado por professores, técnicos e servidores transpostos.

Entre os dias 22 a 29 de maio, o Sindsef-RO vai participar de diversas reuniões para tratar de assuntos de interesse da categoria dos servidores federais. 

Agenda do Sindsef em Brasília

Dia 22 – Reunião com as lideranças sindicais José Carlos Gibim, do Amapá, Marcos Nunes, de Roraima e representantes do Sindsef  em Rondônia.

Conheça as principais pautas dos professores do ex-território defendidas pelo Sindsef-RO

Regularização das progressões dos professores pioneiros (assim considerados os contratados até 1981), que atualmente encontra-se como se estivessem iniciando a carreira. Os professores pioneiros foram aposentados sem atingirem o topo da carreira, mesmo com tempo de serviço que pudesse garantir tal condição, tendo, com isso, seus salários achatados.

Possibilidade dos professores aposentados pela Emenda 20 requererem o enquadramento no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – EBTT.

Concessão da Retribuição de Titulação aos professores enquadrados no EBTT com pós-graduação em rubrica própria, visto que atualmente o Governo tem concedido Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada – VPNI, que além de ser uma rubrica que com o tempo é corroída pela perda inflacionária, acaba por não garantir aos professores a concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências.

Morosidade no processamento das aposentadorias dos professores e demais servidores – muito embora os servidores estejam aptos à concessão da aposentadoria, preenchendo todos os requisitos legais exigidos, a efetivação deste direito tem levado mais de um ano para sair.

RSC – Reconhecimento de Saberes e Competências- o professor que atualmente encontra-se aposentado tem direito, pois adimpliu à condição legal exigida quando estava na ativa, organiza toda a documentação, formalizando seu processo, a Comissão Permanente de Pessoal Docente envia para a Diretoria de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas Órgãos Extintos – DECIPEX, porém, em face da falta de estrutura do Órgão, não há quem atenda.

Regularização do Estado de Rondônia da cobrança de carga horária em sala de aula dos professores federais do EBTT à disposição do Estado, em face da existência de carga horária máxima de 20 horas em sala de aula, nos termos da legislação.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também