Rondônia, 02 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Distrito de União Bandeirantes ganha sede da Idaron para dinamizar atendimento a produtores

Quarta-feira, 16 Setembro de 2015 - 13:49 | RONDONIAGORA


Com um rebanho de 125.826 cabeças de gado de corte e leite, e uma produção crescente de mais de cinco mil toneladas de grãos, o distrito de União Bandeirantes inaugura nesta quinta-feira (17), às 10h, a sede da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav) da Agência de Defesa Agrossilvopastoril de Rondônia (Idaron).



Considerado o maior entusiasta do projeto de desenvolvimento da agropecuária rondoniense, o governador Confúcio Moura, que participará da solenidade, foi quem determinou a introdução de melhorias, entre elas a construção da nova unidade, com vistas a proporcionar bom atendimento aos produtores da região, que além de gado mantêm em alta a produção de milho, feijão e café.

Segundo o médico veterinário Márcio Alex Petró, da Coordenadoria de Aftosa da Idaron, por ser considerado o principal polo de produção agropecuária do município de Porto Velho, o órgão sempre manteve uma estrutura operacional na região para atender aos produtores em suas demandas, assim como, para promover as providências de sua alçada, no controle da sanidade do rebanho.

A nova sede da Ulsav vai dar mais dinâmica e conforto aos técnicos da Agência e aos produtores do distrito, considerado o maior produtor de gado da Capital, com um índice de 16% do total do rebanho, dos quais 43,29% são gado de corte, 56,70% leiteiro e uma incipiente criação de búfalos, de 125 cabeças.

GADO E GRÃOS

Os 4.900 criadores de gado do município de Porto Velho têm no pasto hoje pouco mais de 761.190 cabeças, segundo dados da Idaron, e desse total 125.826 estão na região do distrito de União Bandeirantes, que está se consolidando como o principal polo da agropecuária porto-velhense.

Só nessa região, segundo a Idaron, foram emitidas 9.776 Guias de Transporte de Animais (GTA) em 2014, resultando numa média de 814 guias por mês no ano, índice que deverá ser reforçado neste ano, acompanhando a estimativa de crescimento do rebanho estadual que deverá atingir os 13 milhões de cabeças de gado de corte e leite.

União Bandeirante também vai se consolidando como importante produtor agrícola da Capital, motivo de elogio do governador Confúcio Moura, e que justifica todos os investimentos do estado realizados na região.

Com uma área plantada de mais de 6 mil hectares (ha), União Bandeirante vai produzir nesta safra 3.150 toneladas de milho, 1.300 toneladas de café, 700 toneladas de feijão, 300 toneladas de cacau e 10.800 toneladas de banana, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), processados pela Idaron. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também