Rondoniagora.com

Rondônia, 05 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Geral

Doutores da Amazônia realizam mais de 2.300 atendimentos durante missão na região em outubro

Quarta-feira, 03 Novembro de 2021 - 17:07 | da Redação


Doutores da Amazônia realizam mais de 2.300 atendimentos durante missão na região em outubro

Mais de 2.300 atendimentos médicos e odontológicos foram realizados por profissionais de saúde voluntários que fazem parte da Associação Doutores da Amazônia, durante uma missão, no Sul do Amazonas, atendendo aldeias indígenas locais da região, abrangendo também Porto Velho e Jaru. A ação aconteceu do dia 15 a 26 de outubro deste ano.

A Associação Doutores da Amazônia atua desde 2015 em terras indígenas da Amazônia legal. As equipes levam atendimentos médicos, odontológicos especializados, farmacêuticos e de enfermagem para a população que reside em terras indígenas.

Nessa missão, as aldeias receberam 30 profissionais especialistas das áreas de odontologia e medicina. No total, 6.433 procedimentos foram realizados, beneficiando diversas etnias.

Segundo os organizadores, as passagens dos voluntários foram pagas pela Secretaria especial de saúde indígena (Sesai). Estruturas dos atendimentos, alojamentos, alimentação foram realizadas por meio das articulações das próprias lideranças indígenas, Dsei Porto Velho, Casai Humaitá, Associação Kaninde e 54° Bis e Batalhão de infantaria de Selva.

Essa ação superou os um milhão e novecentos mil reais em atendimentos. Também foram enviadas quatro toneladas de produtos de higiene e prevenção para distribuir entre os povos e dois consultórios odontológicos portáteis para auxiliar nos atendimentos dos profissionais que atuam em campo durante o ano.

Durante a pandemia, as equipes do Doutores da Amazônia, enviou para terras indígenas da Amazônia de oito estados brasileiros, 40 toneladas em produtos de higiene, prevenção, pesca e higiene oral.

Doutores da Amazônia realizam mais de 2.300 atendimentos durante missão na região em outubro

Trabalho

De acordo com o presidente da associação, Caio Machado, desde o surgimento da associação, já foram realizadas 26 missões contemplando mais de 60 etnias indígenas, passando em média 60 dias por ano, dividindo em três missões.

Já passaram pela organização mais de 500 voluntários. “Realizamos essas ações como forma de retribuição aos povos que moram em aldeias indígenas de difícil acesso. Não realizamos ações pontuais, passamos três anos em cada região criando um vínculo com cada comunidade, podendo assim fazer um levantamento dos reais benefícios gerados com nossas ações”, disse Caio Machado.

Ainda de acordo com o presidente, na área odontológica, os profissionais realizam os mesmos procedimentos especializados que são realizados em grandes centros adentro das florestas, como a tecnologia Cad Cam. Um scanner intraoral para capturar a arcada dentária do paciente.

Em seguida, os dentistas, desenham o elemento dentário no computador e confeccionam o dente em uma fresadora 3D. “Realizamos também tratamentos de canal, próteses, cirurgias e restaurações simples e complexas, palestras de prevenção entre outros”, explicou Caio Machado.

Na área médica, a população conta com atendimentos de oftalmológicas, com o apoio de uma ótica portátil, que confecciona os óculos de grau em seguida a prescrição do profissional.

Na assistência farmacêutica, 840 receitas foram atendidas com a entrega de 100 tipos de medicamentos, sendo doadas 14mil medicações que atenderam clínica médica, ginecologia, oftalmologia e odontologia.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News