Rondônia, sábado, 24 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 31 de Agosto de 2009 - 16h21

DPU consegue ampliar isenção para o vestibular da Unir

DPU


A Defensoria Pública da União em Rondônia (DPU/RO) obteve decisão liminar que garante a isenção da taxa de inscrição no vestibular da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) com base apenas na declaração de renda do interessado.

Para conceder a isenção, a UNIR exigia que o candidato estivesse inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que fosse membro de família com renda per capita de até meio salário mínimo ou com renda total de até três salários mínimos.

O Defensor Público da União Gustavo Zortéa da Silva ajuizou a ação civil pública para afastar a exigência de inscrição no CadÚnico, por considerar que ela inviabilizaria a concessão de isenção em favor dos alunos carentes.

"O CadÚnico destina-se aos programas de transferência de renda do Governo Federal. Assim, não se poderia exigir que as pessoas nele já estivessem inscritas para finalidade outra: a obtenção da isenção da taxa de inscrição", afirmou.

Zortéa da Silva acrescentou que o novo cadastro necessita de um prazo mínimo de 45 dias para ser identificado nos registros do CadÚnico. "Portanto, não seria razoável exigi-lo com a antecedência de apenas seis dias do início do período de postulação das isenções, como fez o edital", argumentou.

O juiz federal Élcio Arruda, da 3ª Vara Federal de Rondônia, determinou à UNIR que adotasse, como critério exclusivo para a concessão da isenção, a declaração do aluno de que não tem condições de arcar com a taxa de inscrição sem prejuízo de sua subsistência ou de que é membro de família de baixa renda. Determinou ainda a reabertura do período de inscrição pelo prazo mínimo de 16 dias e a elaboração de outro edital, com a atualização do prazo para solicitar a isenção, indicando os novos critérios e as novas datas para inscrição.

Os candidatos que quiserem mais informações podem entrar em contato com a DPU/RO, que fica na Rua Natanael de Albuquerque, n. 192, Centro, Porto Velho. Ou ligar para (69) 3224-1475 ou 3224-2627.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions