Rondônia, sexta-feira, 23 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 31 de Março de 2017 - 11h09

Ecoparques vão ocupar margens de canais em Porto Velho

da Assessoria


Ecoparques vão ocupar margens de canais em Porto Velho

Moradores do bairro Cidade do Lobo, na zona Sul de Porto Velho, receberão em breve uma bela área de lazer construída pela prefeitura à avenida Campos Sales, entre as ruas Maldonado e Aquiles Paraguassu. Chamada de Ecoparque, a obra está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Integração (Semi), através das Subsecretarias de Meio Ambiente e de Agricultura e Secretaria de Infraestrutura e Obras.

Com essa obra a prefeitura inicia o projeto de parques lineares a serem construídos às margens de canais. Por determinação do prefeito Hildon Chaves, a Sema iniciou estudos para apresentar propostas de intervenções urbanística simples e usuais para melhoria da qualidade de vida da população do bairro Cidade do Lobo e imediações, que há décadas aguardavam por esse tipo de benefício.

Mais dois Ecoparques idênticos ao da zona Sul estão em fase de estudos e elaboração dos projetos. “Um deles será no centro da cidade e outro na zona Leste”, declarou o secretário Robson Damasceno (Sema). “O espaço contará com academia ao ar livre, pista de caminhada, bancos com cobertura de madeira (pergolados) playground, área de convivência e projeto paisagístico com flores e árvores”, acrescentou Damasceno.

O Ecoparque é uma das soluções apresentadas pela gestão do prefeito Hildon Chaves para ajudar na conservação das Áreas de Preservação Permanente (APP). O objetivo é proporcionar alternativas para salvar os cursos d’água remanescentes nas áreas urbanas, dispostos nos canais que cortam Porto Velho, e tudo isso de maneira sustentável.



O cronograma de atividades já iniciou a segunda fase da construção do Ecoparque. A terraplanagem da área está sendo executada. Todo trabalho está sendo feito com recursos próprios do município. “Estamos fazendo a limpeza do canal e a parte de terraplanagem. A pista de caminhada também está sob a nossa responsabilidade”, explicou o secretário Tiago Beber (Semisb).


No meio do parque passará um córrego que já está sendo limpo e recebendo outros cuidados necessários para compor o cenário da paisagem. Este é o modelo que servirá de base para vários bairros de Porto Velho. Ainda conforme afirmou Damasceno, “os parques implantados podem solucionar vários problemas ambientais e urbanísticos, como impedir as invasões às margens de canais”.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions