Rondônia, sexta-feira, 23 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 14 de Janeiro de 2010 - 10h56

Eletronorte confirma que falha em sistema de proteção causou blecaute no Acre e Rondônia

RONDONIAGORA


A Eletronorte confirmou o que o RONDONIAGORA já havia publicado no último dia 8: o desligamento de um equipamento causou o apagão em Rondônia e Acre. O sistema poderia ter retornado, mas a Termonorte não conseguiu retomálo. Veja a manifestação oficial:

Falha em sistema de proteção causou blecaute no Acre e Rondônia
 
A Eletronorte comunicou oficialmente à Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, as causas do desligamento do sistema elétrico Acre-Rondônia, ocorrido no último dia 08 de janeiro, com duração de 5h17 e carga interrompida de 419,5 MW, sendo 317,7 MW em Rondônia e 101,8 MW no Acre. Segundo a Empresa, ocorreu a abertura acidental da linha que interliga os Estados de Rondônia e Acre, no trecho entre Pimenta Bueno e Vilhena (RO), com o Sistema Interligado Brasileiro - SIN.
Quando abre a interligação, existe um dispositivo (Esquema Regional de Alívio de Carga – Erac) que faz a rejeição de cargas para manter um percentual de carga remanescente que se equilibra com as unidades geradoras que ficaram isoladas do SIN, ou seja, não haveria o desligamento total das cargas caso tivesse ocorrido a perfeita atuação desse esquema. A Eletronorte ainda está realizando as devidas análises e estudos para encontrar a verdadeira causa dessa não atuação do Erac conforme projetado.
Segundo o diretor de Produção e Comercialização da Eletronorte, Wady Charone, “os técnicos da Eletronorte, juntamente com o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, estão desenvolvendo as devidas análises para obter as causas da perda total de energia quando ocorreu a abertura da interligação, haja vista que, para esse tipo de ocorrência, 62 % da energia deveriam ter sido preservados por meio da atuação do Erac, fato esse que não ocorreu, o que contribuiu para a ocorrência do blecaute no sistema Acre-Rondônia e para o alto tempo de restabelecimento da energia elétrica”.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions