Rondônia, sábado, 24 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 19 de Maio de 2009 - 12h42

Eletronorte disponibiliza energia de Abunã para concessionária

Terezinha Félix de Brito


Na segunda semana de maio, a Eletronorte disponibilizou para a Centrais Elétricas de Rondônia – CERON, o Setor de 34,5kV da Subestação de Abunã que fica cerca de 190 km da capital. A partir da daquela data, consumidores da região estão sob a responsabilidade dos serviços gerados pela concessionária do Estado, já que há mais de dez anos a comunidade era abastecida por um produtor de energia independe.

Para o gerente Regional da Eletronorte, Edgard Temporim Filho, essa foi mais uma das ações atendidas pelo sistema elétrico. “Com parte do setor disponibilizado foi mais uma tarefa cumprida dentro das condições do mercado. Rondônia só tem a ganhar com investimentos semelhantes a esse”, disse.

Economia

Com o Setor 34,5 kV disponível para distribuidora de energia de Rondônia o grupo Eletrobrás passou a economizar cerca de 50% de gastos naquela localidade. “Era preciso utilizar mais de 30 mil litros de óleo diesel por mês, agora essa quantidade de combustível não será mais necessária”, explica o gerente de Operação de Sistema da CERON, Edson Cavalcante.

“Com essa etapa concluída a energia do Distrito de Abunã passou a ser mais confiável, sem as constantes oscilações. Os consumidores podem contar agora com o serviço de qualidade”, disse o gerente da Divisão de Transmissão da Eletronorte, Salomão David de Araújo.

Estratégia

O trabalho concluído faz parte do planejamento estratégico do grupo Eletrobrás/Eletronorte que busca por meio de suas geradoras e produtoras implantar o Sistema Interligado Nacional (SIN). O SIN tem a proposta de coordenar empresas nas cinco regiões do país que congrega o sistema de produção e transmissão de energia elétrica. No Brasil cerca de 3% da capacidade de geração de energia encontram-se ainda fora dos padrões do sistema. Os Estados de Rondônia e Acre passam a partir do segundo semestre deste ano a fazer parte do Sistema Interligado conforme o planejamento das empresas envolvidas.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions