Rondônia, terça-feira, 26 de maio de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 17 de Abril de 2020 - 11h09

Em Porto Velho, 26 profissionais da saúde são afastados após terem contatos com paciente infectado na “Coronafest”

da Redação


Em Porto Velho, 26 profissionais da saúde são afastados após terem contatos com paciente infectado na “Coronafest”

A Secretaria de Saúde (Sesau) confirmou na manhã desta sexta-feira (17), que seis servidores lotados no Pronto Socorro João Paulo II foram infectados por Coronavírus. Outros 20 aguardam resultados. Os funcionários tiveram contato com paciente infectado em festas realizadas na Capital rondoniense nos dias 4 e 11 deste mês. “Isso deixa a gente revoltado porque são pessoas extremamente importante para a saúde nesse momento de pandemia. É um, absurdo, deixa a gente chateado vendo os números crescerem dessa forma por causa dessa festa”, disse o secretário Fernando Máximo em entrevista coletiva. Esse paciente pode ser um servidor, mas a Sesau não deixou clara a informação.

A situação é extremamente grave, pontuou o secretário. “Nós não temos noção de quantas pessoas vão ficar em estado grave por causa desses eventos, quantos vão precisar de ventiladores e que vão morrer por causa disso. Realmente ficamos decepcionados, de ver colegas da saúde adoecidos que podem ter sido contaminados com essa festa. Temos que nos conscientizar, aqueles que estão precisando trabalhar entendemos, mas os demais por favor não vão para festa. Não vão a velórios, em lugares com bastante pessoas”, disse.

Segundo o diretor-geral do Pronto Socorro João Paulo II, Amaury Júnior, um dos servidores, que o jornal apurou pode ter sido o primeiro caso, é o enfermeiro “Ronilson, além de quatro técnicos de enfermagem e quatro técnicos de laboratórios, há vários de toda as áreas”, afirmou. Ele destaca o problema criado, “Nossa mão de obra já é escassa, realizamos serviço especializado. É o momento da população ter ciência e responsabilidade dos atos e não entrar em festas criminosas”.

Morte

Fernando Máximo falou ainda sobre a confirmação de mais uma morte por Coronavírus. Trata-se de uma idosa de Ji-Paraná, que teve contato com parentes de outros estados. Outros dois familiares da idosa, estão internados em estado grave no hospital da cidade.

Durante a coletiva, o secretário informou que o número de curados subiu 21 em todo o Estado. No Cemetron de Porto Velho, um paciente está internado em estado grave, outros dois estão internados em estado grave em Cacoal e o terceiro paciente está internado na rede privada de saúde da Capital.

O secretário anunciou ainda a contratação de mais 120 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos para atuarem no combate ao Coronavírus. “Esses profissionais também irão substituir os servidores que foram afastados do João Paulo II”, disse Fernando Máximo.

A diretora do Lacen, Ceciléia Correa, destaca como a coleta das amostras do Coronavírus chegam no Lacen e esforço que eles estão fazendo para divulgar o resultado antes do prazo de 48 horas. “O Lacen reforçou a equipe de virologia, especialista em vírus respiratório. Temos trabalhado diariamente, entrando pelo período da noite. Liberamos o resultado em até 48 horas, que seria a prioridade, porém estamos conseguindo liberar bem antes do prazo. As coletas dos 52 enviadas pelos municípios para a realização dos exames chegam todos os dias”, destacou.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions