Rondônia, segunda-feira, 21 de junho de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sexta, 28 de Maio de 2021 - 14h17

Em Rondônia não há casos em estudo sobre variante indiana do Coronavírus, diz Fiocruz

da Redação


Em Rondônia não há casos em estudo sobre variante indiana do Coronavírus, diz Fiocruz

No Estado, não há casos em estudo referente à existência da variante indiana do Coronavírus, segundo informou ao RONDONIAGORA a Fiocruz Rondônia, nesta sexta-feira (28).

Os primeiros casos foram registrados no Maranhão e divulgados pelo presidente do Conselho Nacional de Secretários das Saúdes (Conass), Carlos Lula, no dia 20 de maio.

Quanto aos riscos de a variante indiana estar presente no Estado, de acordo com a diretora de ensino, comunicação e informação da Fiocruz, Deusilene Souza Vieira há necessidade de locais de chegada e saída de pessoas serem bem monitorados para que se possa fazer uma vigilância epidemiológica importante. “As pessoas precisam entender que neste momento, ficar em casa e evitar contato com pessoas que não são do convívio, ajudam a minimizar o risco, e se precisar sair, utilize máscara e prefira locais abertos, mantendo sempre o distanciamento social”, destacou a doutora.

Segundo Deusilene Souza , a variante B.1.617, descrita inicialmente na Índia, possui várias mutações que confere uma nova característica comportamental de maior transmissibilidade. “Até o momento não há estudos mais robustos que relacione com evolução para casos mais graves”, disse.

Ela também destaca o trabalho da vigilância genômica, aonde especialistas de todas as unidades da Fundação no país e de institutos parceiros se empenham diariamente em gerar dados mais robustos sobre o comportamento do vírus e contribuir para um melhor preparo do país no enfrentamento da pandemia em termos de diagnóstico mais preciso, além de vacinas eficazes. “É fundamental neste momento, não apenas para a identificação desta variante mais para relacionar com a dinâmica e o comportamento deste vírus associados ao perfil epidemiológico da doença”, finalizou Deusilene.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions