Rondônia, sábado, 24 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Terça, 04 de Novembro de 2008 - 17h33

Emater atinge metas e define ações para 2009

Emater


Reunidos desde o dia 3, no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Ouro Preto do Oeste, gerentes dos 64 escritórios locais discutem, junto com a diretoria da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater do Estado de Rondônia (Emater) ações para execução das atividades do próximo ano.

A Emater é uma instituição que vem crescendo a cada ano e tem o seu norte nos programas de governo do estado. “Nossos programas e projetos estão em todos os municípios e atende às demandas do agricultor”, disse Sorrival de Lima, secretário executivo da Emater. Porém, para que as atividades da instituição estejam cada vez mais fortalecidas é preciso planejar as ações de acordo com a realidade que se apresenta. A crise que hoje abala países como os Estados Unidos ainda não chegou ao Brasil, mas é fator de preocupação entre as equipes e tem sido fortemente discutida durante a reunião.

Para dar início às atividades o primeiro dia foi reservado para as explanações acerca dos programas e projetos existentes. O primeiro a apresentar a sua proposta foi o engenheiro José Paulo, representante do secretário Marcos Antonio Petisco, de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) que falou do desmembramento da extinta Seapes e das novas atribuições da pasta. A criação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Regulamentação Fundiária (Seagri) foi outro tema, explanado pelo atual secretário, Carlos Magno que, na oportunidade falou do trabalho que sua equipe teve, no levantamento de um diagnóstico atualizado da agricultura no estado.

Os programas de governo do estado foram apresentados pelas gerências específicas da Emater - órgão executor oficial das ações - e demonstraram grande avanço nas metas definidas em 2008. As metodologias participativas, cujas ações foram discorridas pela assessora estratégica Aládia Fregolente têm se mostrado de grande valia para o envolvimento do público beneficiário nas atividades de assistência técnica e extensão. Programas como Pró-Leite, grande desencadeador da economia estadual com o aumento da produtividade leiteira, e o Promec, programa de mecanização que auxilia o agricultor com horas máquinas dando-lhe maior lucratividade em sua lavoura, foram apresentados como o “carro-chefe” para o incremento da agricultura e pecuária de Rondônia.

Outros temas, como as redes temáticas - que possibilitam o intercâmbio de informações e experiências entre profissionais de todo o país, o pro-peixe, atual programa de incentivo à piscicultura e semear, entre outros, também foram apresentados mostrando a importância de cada segmento na construção de um desenvolvimento auto-sustentável.

No segundo e último dia o gerente de informação e planejamento (Gepin), Wellington Jennings, apresentou os resultados obtidos até o mês de setembro/2008, das metas pré-estabelecidas por cada escritório local. Segundo o levantamento a maioria dos escritórios locais superou em mais de 100 por cento as atividades programadas, e aquelas que ainda não superaram estão dentro das perspectivas de fechar as metas até o final do ano.

No decorrer da tarde as equipes reuniram-se em grupos para planejar as ações para o próximo ano. O novo planejamento será agora consolidado e norteará as ações de assistência técnica e extensão rural para o ano de 2009.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions