Rondoniagora.com

Rondônia, 04 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Geral

Embaixador e Cônsul da Áustria visitam governador Ivo Cassol

Segunda-feira, 18 Fevereiro de 2008 - 19:45 | Decom




O embaixador da Áustria Werner Brandstetter e o Cônsul Comercial Peter Athanasiadis, reuniram-se na tarde desta segunda-feira com o governador Ivo Cassol. A visita foi para estreitar relações e as possibilidades de cooperação entre Áustria e Rondônia. A Áustria é um país industrializado e com uma grande tradição em tecnologia que abrange a energia renovável, como hídrica e eólica, apesar de ter um território três vezes menor que o estado de Rondônia. “Nossa visita é mais exploratória. Ainda não temos projetos concretos, porém existem áreas no estado de interesse austríaco, como a tecnologia ambiental, agropecuária e o turismo”, enfatizou o embaixador.
No Brasil, a Áustria se destaca com cerca de 80 empresas austríacas, instaladas principalmente nas regiões sul e sudeste. O governador ficou interessado com as possibilidades de investimentos em Rondônia, mas deixou claro que não abre mão de uma contrapartida. “Hoje infelizmente nossa matéria-prima sai daqui e gera riquezas em outros países. O mercado europeu é muito exigente e o Brasil e outros países deveriam ter um tratamento diferenciado, porque nossos produtos agregam muitos valores. Cobram e exigem muito de nós e não contribuem com nada. Queremos sim, que nossos produtos entrem no mercado internacional, mas queremos dar oportunidade para o povo daqui”, explicou Cassol.
O embaixador da Áustria não descartou a hipótese de empresa austríacas participarem da construção das usinas do Madeira com o fornecimento de turbinas para as hidrelétricas. Outras interesses são os intercâmbios de estudantes de turismo de Rondônia na Áustria e outros investimentos no setor.
O Embaixador e o Cônsul foram presenteados com livros sobre a história de Rondônia e folders com os principais atrativos turísticos do estado, e após entrevista coletiva com a imprensa, reuniram-se com os secretários do Planejamento, João Carlos Ribeiro, da Agricultura, Marco Antonio Petisco, e de Turismo, Manoel Serra, quando receberam os dados econômicos do estado para serem apresentados aos empresários austríacos.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News