Rondoniagora.com

Rondônia, 24 de Setembro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Geral

Empenho de Expedito Júnior para solucionar caso Beron repercute nos estados

Sexta-feira, 11 Janeiro de 2008 - 19:08 | Assessoria



O empenho do senador Expedito Júnior (PR/RO) para que o Senado Federal apresentasse mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a continuidade do desconto da dívida do Beron repercute nos estados. O governador do Paraná, Roberto Requião, telefonou hoje para o senador em busca de informações sobre o caso e pediu cópia da ação apresentada pelo Senado.

No caso do Paraná, a União também não cumpriu resolução do Senado que previa a suspensão da dívida do Banestado e continuou a aplicar a multa de R$ 5 milhões por meio do repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE) no dia 10. O montante é cobrado desde 2003. No dia 19 de dezembro passado, mesmo dia da suspensão da dívida do Beron, o plenário também aprovou projeto de resolução determinando a suspensão do pagamento e a devolução de R$ 200 milhões já pagos. Na ocasião, o senador Osmar Dias (PDT/PR) apresentou emenda a projeto que suspendeu a dívida de Rondônia com a União relativa ao Beron.

No Rio Grande do Sul, onde o banco estadual também tem dívida da União, a notícia também tem repercutido. Expedito Júnior dará entrevista à Rádio Guaíba, na manhã de segunda-feira, para contar como conseguiu que o Beron tivesse a revisão da dívida autorizada.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News