Rondônia, segunda-feira, 26 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Sábado, 03 de Outubro de 2020 - 10h25

Emprego: 44 municípios de Rondônia fecharam agosto com saldo positivo na geração de postos de trabalho formal

da Arom


Emprego: 44 municípios de Rondônia fecharam agosto com saldo positivo na geração de postos de trabalho formal

Dos 52 municípios de Rondônia, 44 apresentaram saldo positivo na geração de emprego com carteira assinado no mês de agosto, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia. Para a Associação Rondoniense de Municípios (AROM), dos dados representam a tendência de recuperação da economia do Estado frente a forte recessão causada pela pandemia da covid-19.

A equipe de estudos técnicos da entidade municipalista analisou os dados divulgados pelo Ministério da Economia e constatou a geração de 1.597 formais em agosto. Destaque para Porto Velho com a criação de 390 postos, Vilhena com 209 e Ariquemes com 204. Os números representam que as novas contratações com carteira assinada superaram os de demissões no mesmo período.

Este é o terceiro mês consecutivo que o número de novos postos de trabalho supera o número de demissões. Em julho foram criados 1.317 novos empregos e em junho, o total foi de 764.

Apesar do saldo positivo dos último três meses, de janeiro a agosto, o Estado acumula um déficit de 2.129 postos de empregos fechados. No critério demissão, o município de Ji-Paraná registrou a maior baixa de todos os municípios em agosto sendo, -21, totalizando no acumulado do ano o déficit -1.119.

Por outro lado, quando individualizados os dados por município, o acumulado do ano mostra-se com saldo positivo em 31 deles, frente a 21 municípios que ainda demitiram mais do que contrataram.

Para os técnicos da AROM, esta tendência é consequência do controle da taxa de contágio da pandemia no Estado, o que registrou uma evolução nas fases em diversos municípios, proporcionando a reabertura comercial. A tendência é continuem as melhorias para o mês de setembro, já que neste mês nenhum município retornou para a fase mais restritiva do isolamento social.

Aliadas às medidas para conter o avanço da doença em Rondônia, as injeções de apoio financeiro da União para os entes subfederados, permitiram a manutenção de centenas de postos de trabalho, bem como a manutenção de obras e atividades já em execução, garantindo a renda do trabalhador com carteira assinada.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions