Rondônia, quinta-feira, 23 de novembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 21 de Fevereiro de 2008 - 16h55

Empresários do setor calçadista de São Paulo querem investir em RO

Decom


O governador Ivo Cassol esteve reunido, no último final de semana, com representantes das indústrias calçadistas de São Paulo, que vieram a Rondônia conhecer às potencialidades do estado - hoje é um dos maiores produtores de couro do Brasil.O grupo veio a convite do secretário de Estado do Planejamento, João Carlos Ribeiro, que mantém contato permanente com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, no sentido de atrair empresas que buscam novas regiões para se instalarem, gerando emprego e renda à população rondoniense.
Durante a reunião o governador falou da nova realidade da pecuária no estado, destacando o rebanho de 12 milhões de cabeças de bovinos, o quinto maior do país, que está em fase de expansão. Cassol também citou os frigoríficos e curtumes que estão funcionando e os que estão em construção, o que é uma certeza de produção de matéria prima para a indústria calçadista. “Além do couro, principal matéria prima deste setor, temos mão de obra e facilidade de acesso aos mercados internacionais, através do porto da capital. Aqui podemos produzir o calçado ecologicamente correto, com garantia de origem da região amazônica”, disse o governador.
Potencial Produtivo do Estado em destaque
O secretário João Carlos Ribeiro presidiu, no gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento - Seplan uma reunião entre técnicos do Departamento de Defesa Sanitária e Animal de Rondônia - Idaron, da Secretaria de Produção e Desenvolvimento Econômico – Seapes, Secretaria de Finanças e os empresários paulistas.
A técnica da Seapes, Maria Emília da Silva, mostrou com gráficos a evolução do potencial produtivo de Rondônia. Na região Norte, o Estado ocupa o 1º lugar na produção de café; 2º no cultivo de feijão, 2º também na criação bovina e 3º na produção de arroz. As conquistas prosseguem no ranking nacional, Rondônia é o 3º maior produtor de cacau e ocupa a 8ª posição na bovinocultura. Somente em 2006, o governo do Estado exportou 457, 5 milhões de dólares em carne, soja e madeira para Rússia, Holanda, China, Hong Kong e Egito.
As ações preventivas e de fiscalização que o Estado realiza para manter o rebanho livre da febre aftosa, brucelose e outras doenças prejudiciais ao rebanho foram apresentadas por representantes do Idaron. O coordenador da Secretaria de Finanças – Sefin, Ciro Funada explicou os programas de tributos e incentivos fiscais. O Prodic – Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial, amparado pela lei nº 1.558 de 26/12/2005 é o que melhor atende as expectativas dos empresários do setor de curtume e frigoríficos.
Geração de emprego e renda
Os empresários também visitaram empresas em Ji-Paraná e Cacoal, e demonstraram interesse em instalar um pólo calçadista na região de Ariquemes, principalmente pelos incentivos fiscais que o Governo do Estado oferece.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions