Rondônia, quinta-feira, 2 de dezembro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 25 de Novembro de 2021 - 17h29

Endereço IP, tudo o que você precisa saber

da Redação


Endereço IP, tudo o que você precisa saber

A determinação do endereço IP ou também conhecida como Internal protocol address, tem o seu fundamento em fazer possível o funcionamento da Internet. Este é um endereço concreto para conhecer a procedência de qualquer dispositivo (por exemplo, um servidor de computador ou uma impressora) através da conexão a uma rede externa ou interna.
O endereço IP também faz referência em relação a vários dispositivos, como o multicasting ou broadcasting. A única coisa certa é que um endereço IP só é atribuído uma vez ao mesmo tempo em redes diferentes.

Quais são os elementos que compõem o endereço IP?

Hoje em dia podem ser encontrados dois tipos muito diferentes de endereços IP. A única coisa que os une é a característica de um identificador de rede, que marca o caminho para o IP routing, e um identificador de dispositivo, que vai para um determinado dispositivo. Para configurar um e-mail, por exemplo, é necessário saber qual é o meu IP e configurá-lo manualmente no computador.

Endereços Ipv4 atuais

Esta é a versão 4 do protocolo, e é composta por 32 bits. Assim, visto em forma binária, estaríamos falando de um código binário de 32 dígitos. Mas para poder representá-lo, é necessário utilizar uma combinação de 4 números com decimais, de 0 a 255 e que estejam dispersos entre si.

Usando IPv4, podem ser atribuídos mais de 43 mil milhões de endereços IP diferentes, embora seja muito menor quantidade em comparação com o número de dispositivos que existem no mundo.

Próximos endereços Ipv6

Como cada vez mais dispositivos têm acesso à Internet - e não apenas através da Internet das coisas - a capacidade oferecida pelo antigo IP acabará por se esgotar e as coisas terão de mudar. Por esse motivo, o IPv6 chegou para gerar 360 sextilhões de endereços IP, um suprimento abundante e suficiente para muitas gerações futuras.

Esta versão de endereço consiste em 128 bits, e deve, portanto, ser escrita num código binário com 128 dígitos. No entanto, este seria um dígito ortodoxo devido ao seu comprimento, razão pela qual recorre a um dígito hexadecimal que é separado em 8 blocos de 16 bits cada.

Qual é a função do endereço IP e para que serve?

A principal tarefa de um endereço IP é identificar geograficamente qualquer dispositivo de forma precisa e inequívoca. Portanto, dizemos que o endereço IP torna possível a comunicação entre o emissor e o destinatário. Por exemplo, se um dispositivo quiser enviar dados, o router é guiado pelo que nomeamos anteriormente como IP header e compara o IP de origem com o IP de destino.

Falando nisso, também podemos mencionar que existem dois tipos de endereços IP: o dinâmico e os estáticos. O primeiro destina-se a navegar na Internet, e o segundo a empresas e websites. Estes últimos são sempre os mesmos, a menos que o proprietário solicite uma modificação e são utilizados através de servidores acessíveis a partir da mesma URL.

Sobre proteção de dados e IP

Os dados IP nunca utilizam nem oferecem informações pessoais, mas oferecem sempre algumas conclusões sobre os seus usuários. Por isso, são sempre um tema de debate em relação à proteção de dados.

Como primeiro ponto, através do endereço IP é muito fácil identificar quem é o fornecedor da Internet, e dependendo da proximidade do nó de comutação, a localização do dispositivo pode ser muito precisa.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions