Rondônia, sábado, 24 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 26 de Janeiro de 2009 - 17h47

Energia Sustentável do Brasil traz novo fornecedor de turbina e gerador para o Brasil

Assessoria


A Energia Sustentável do Brasil, empresa constituída pelos sócios GDF-SUEZ (50.1%), CHESF (20%), Eletrosul (20%) e Camargo Correa (9.9%) para construção, operação e manutenção da Usina Hidrelétrica Jirau (RO), assinou o contrato no valor de USD 410 milhões para aquisição de turbinas tipo bulbo com o consórcio formado pelas empresas Dong Fang Electric Corporation International e DongFang Electric Machinery, ambas sediadas na China. O consórcio fornecerá 18 turbinas com 75 MW de capacidade, de um total de 46 turbinas a serem instaladas em Jirau.

A ESBR adicionou mais duas turbinas às 44 previstas pela Aneel no novo projeto da hidrelétrica. Foram agregados 150 MW de potência em Jirau, o que fez aumentar de 1975,3 para 2.014,24 MW médios, o suficiente para abastecer mais de 10 milhões de casas. A previsão do inicio da operação comercial é de 38 meses, conforme a proposta da Energia Sustentável de antecipar a geração de energia para o início de 2012.

O contrato de fornecimento assinado em dezembro passado marca a entrada no mercado brasileiro da Dong Fang. Segundo Victor Paranhos, Presidente da Energia Sustentável do Brasil, a DongFang é um dos maiores fabricantes chineses e mundiais de equipamentos de geração de energia. “Eles possuem capacidade de produção anual de mais de 30 mil MW em tecnologia hidráulica, térmica e inclusive nuclear. Assinamos esse contrato depois de 18 meses de visitas técnicas, inspeções e negociações com técnicos e executivos nossos e deles, o que nos deu plena confiança na capacidade tecnológica da DongFang. Achamos que existe grande expectativa do setor elétrico brasileiro com relação à DongFang”.

Em relação à assinatura de contrato, o Presidente da GDF-SUEZ Energy Brasil e Presidente do Conselho de Administração da Energia Sustentável do Brasil, Mauricio Stolle Bahr afirma: “Como resultado da assinatura deste contrato, a Energia Sustentável do Brasil e seus sócios, maiores investidores, operadores e construtores de centrais de geração de energia do Brasil, reafirmam o compromisso de contribuir com o aumento da competitividade do mercado de energia elétrica através da inserção de mais um player com experiência, know how e intenção de se posicionar em definitivo no mercado brasileiro. Temos muita expectativa sobre este contrato, pois acreditamos que a excelência da DongFang e a vontade da GDF-SUEZ em continuar expandindo sua capacidade instalada ao redor do mundo tem grande futuro. Acreditamos numa relação de longo prazo com a DongFang”.

Por sua vez, a DongFang segue seus planos de expansão internacional. Para o diretor geral da empresa, Han Zhiqiao, “a DongFang entra pela primeira vez no imenso mercado brasileiro e por isso esperamos aumentar nossa participação de mercado através da bem-sucedida execução do Projeto Jirau. Trata-se do maior contrato de exportação jamais assinado pela nossa empresa e as unidades hidrelétricas do tipo bulbo serão as maiores a serem projetadas e fornecidas em âmbito mundial”.

Com seus produtos presentes em mais de 20 países, e projetos de geração de energia em mais de 10 países, a DongFang se consolida como um dos mais importantes players do mercado mundial de energia com importância significativa reservada ao promissor mercado brasileiro.

O Projeto Jirau

A Usina Hidrelétrica de Jirau faz parte do projeto de crescimento do país possuindo 3.300 MW de potência. Para isso, serão utilizadas 46 turbinas do tipo Bulbo, com entrada em operação prevista para o primeiro semestre de 2012.
Jirau será construída em Rondônia, no rio Madeira, um dos principais rios da bacia Amazônica. A usina está sendo construída dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável e da preocupação com o meio ambiente. O projeto apresentado pela ESBR permitiu a redução global dos custos da obra no valor de R$ 1 bilhão, que será repassado para o consumidor na forma de energia mais barata.
Junto com a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, Jirau faz parte do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, um dos maiores focos do setor energético de 2008 e terá a maior parte do projeto financiado pelo BNDES.

A Energia Sustentável do Brasil S.A. (ESBR)

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR) é a empresa criada especialmente para investir no Projeto Jirau. A empresa, formada pela GDF Suez Energy South America(50,1%), Eletrosul (20%), CHESF (20%) e Camargo Corrêa (9,9%), venceu o leilão de concessão organizado pela ANEEL em 19 de Maio de 2008, ao oferecer o menor preço de venda para os 70% da energia a ser produzida pela usina para os consumidores cativos atendidos pelas distribuidoras de energia.
A ESBR detém o Contrato de Concessão e é a responsável pela construção, licenciamento, obtenção de financiamento e pela venda da energia a ser gerada pela Usina Hidrelétrica de Jirau.
http://www.energiasustentaveldobrasil.com.br/

A DongFang

Criada em 1984, DongFang é uma empresa estatal chinesa especializada na fabricação de equipamentos de geração de energia, com capacidade de produção anual de mais de 30.000 MW em turbinas e geradores hidráulicos, térmicos e nucleares. Os equipamentos de geração hidrelétrica atingem 3.500 MW por ano e abrangem 5 tipos de turbinas entre 1MW e 700MW.

Sendo uma das maiores empresas chinesas, foi apontada pelo Governo da China como uma empresa chave para o desenvolvimento do país. No mundo, seus produtos são exportados para mais de 20 países e distritos, sendo apontada como um dos 225 maiores fornecedores internacionais.

Uma das principais participações da DongFang no mercado chinês foi no Projeto de Três Gargantas, o maior projeto hidrelétrico do mundo. Nesse projeto, DongFang forneceu diversas unidades geradoras, tanto atuando em consórcio com outros fabricantes quanto individualmente, demonstrando sua capacidade de construir unidades hidrelétricas de 700MW.
Na China, DongFang obtém mais de 40% do mercado de turbinas hidroelétricas. Conta com larga experiência em produção de turbinas bulbo. Somente de 1991 até 2007 já foram fornecidas turbinas bulbo de potencia entre 1 a 58 MW de potencia, totalizando 74 unidades.
http://www.dongfang.com.cn/

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions