Rondônia, 23 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

ENTIDADE DENUNCIA 15 MORTES EM CAMPO NOVO, MAS SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA NÃO CONFIRMA

Quarta-feira, 09 Abril de 2008 - 20:00 | RONDONIAGORA.COM



O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo) encaminhou nota as redações no início da noite desta quarta-feira aos jornais denunciando o assassinato de pelo menos 15 pessoas numa área de invasão a 42 quilômetros de Campo Novo de Rondônia a 306 quilômetros de Porto Velho. A Polícia Militar de Campo Novo não confirma a notícia, conforme contato com o Batalhão via telefone. Mas os boatos na cidade são de que houve mesmo conflito e havia muitos corpos multilados. Em Buritis, também não informações concretas. E o coordenador-geral da Secretaria de Segurança Pública de Rondônia, Cezar Pizzano, não confirmou o fato, mas disse que é uma área de risco e a orientação é de que a PM só entra no acampamento com ordem judicial ou quando é chamada ao local para atender ocorrência. “Por enquanto a PM não foi chamada”, disse Pizzano.
Por outro lado, o Cebraspo acusa jagunços como autores do ataque. Segundo a organização, o acampamento denominado Conquista da União foi alvo de cerca de 100 pistoleiros. Ainda conforme a entidade, alguns camponeses que conseguiram escapar do cerco informaram que além de fuzis os homens que adentraram o acampamento estavam com capuz e com colete a prova de balas.
O Cebraspo, conjuntamente com sindicalistas, advogados e jornalistas estão organizando uma comitiva para irem até a região nas próximas 24 horas. Dentre os participantes haverá jornalistas do Rio de Janeiro que irão acompanhar a situação das mortes e dos conflitos na região. A fazenda é propriedade da família Catâneo.

POSSEIROS USAM CAMINHÃO ROUBADO PARA LEVAR LONAS

A Secretaria de Segurança Pública de Rondônia também informações da Delegacia de Buritis de que dois posseiros haviam comprado dezenas de lonas para levar ao acampamento em Campo Novo de Rondônia e o transporte seria feito em um caminhão roubado.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também