Rondônia, quarta-feira, 21 de outubro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 10 de Agosto de 2009 - 11h52

Estado amplia combate a queimadas e lança comitê de prevenção

RONDONIAGORA


Autoridades do meio ambiente, de órgãos fiscalizadores e de empresas públicas estiveram reunidos nesta segunda-feira para detalhar a imprensa, as ações de combate a queimadas, que estão sendo intensificadas em todo o Estado. O encontro aconteceu na sede do Corpo de Bombeiros, em Porto Velho.

Segundo Cleto Brito, secretario da SEDAM, tanto o Governo do Estado como o Federal dispõem de comitê que ouve “todos os atores responsáveis pela diminuição de queimadas”. Como formas de ação educacional estarão sendo distribuídos folders, e serão ministradas palestras para tentar conscientizar sobre redução das queimadas, afirma. O responsável pela fiscalização do desmatamento é a SEDAM, em âmbito estadual. O secretário acrescenta que não foi liberada nenhuma autorização para a realização de queimadas”.

No projeto, estão reunidos aproximadamente 23 órgãos nesta ação, SIPAM, FUNAI, IBAMA, EMBRAPA, Grupos de Trabalhadores da Amazônia (GTA), Eletronorte, CAERD, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Base Aérea, entre outros.

Janete Odria Rodrigues, chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto, diz que o monitoramento das queimadas é realizado através de um satélite com ação perceptível a calor. E comparando o mês de julho de2008 com o mês de julho de 2009, percebe-se a redução de 72% das queimadas. A questão da chuva foi um fator positivo, pois o período chuvoso se estendeu até o mês de junho, fenômeno não comum. A preocupação maior ainda estar por vir, que é o mês de setembro quando os índices de queimadas são considerados altíssimos.

Como forma de conscientizar a população, serão realizadas oficinas nos 52 municípios do Estado. Através das oficinas cada órgão repassará todas as informações e mostrará alternativas de como combater as queimadas da melhor maneira possível. “O objetivo é tendenciar o índice de queimada zero em todo o Estado”, afirma o comandante geral do Corpo de Bombeiro, Ronaldo Nunes Pereira.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions