Rondônia, terça-feira, 21 de novembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 05 de Março de 2008 - 18h02

Estado inaugura setor de diagnóstico e de cirurgias do coração no HB

Assessoria


O governo do Estado inaugura, nos próximos dias, um setor de atendimento e de cirurgias para pacientes com problemas no coração. O centro de hemodinâmica, que funcionará no Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), está em fase de instalação. O objetivo é oferecer, em Rondônia, serviços cardíacos que atualmente são realizados em outros Estados, através do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). O novo serviço é parte das ações para a qualificação dos atendimentos. Desde o ano passado o HB também realiza implantes de marcapasso. Todos os investimentos estão sendo feitos com recursos próprios, provenientes da arrecadação estadual.“A previsão é de que no mês de abril o centro de hemodinâmica seja inaugurado. O setor fará serviços como diagnósticos e cirurgias cardiovasculares. Para realizar os procedimentos, o Estado formou uma equipe multidisciplinar com três cirurgiões cardíacos, enfermeiros e auxiliares. Todos os equipamentos necessários também estão sendo adquiridos com recursos próprios. Os investimentos estão sendo concretizados com responsabilidade e voltados para o benefício da população. Esse é o objetivo da administração Ivo Cassol”, explicou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.
O serviço de Hemodinâmica consiste na realização de cateterismo e diferentes cirurgias do coração. O cateterismo é fundamental para o diagnóstico de problemas cardíacos, que através de finos cateteres inseridos na circulação, possibilitam a análise através do contraste radiológico. O serviço ainda permite o tratamento de isquemias coronárias por meio da desobstrução mecânica (angioplastia) da veia. A hemodinâmica também realiza a introdução de aparatos tubulares conhecidos com Stend, que mantém o vaso sanguíneo aberto, impedindo o entupimento.

Mais um implante de marcapasso - Com o funcionamento do setor de hemodinâmica o Estado ainda economizará recursos, pois atualmente os pacientes são atendidos através do sistema de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Além da viagem para a cirurgia, os pacientes ainda precisavam retornar, periodicamente, para consultas de acompanhamento. Com o novo serviço, todos esses procedimentos serão realizados no HB, em Porto Velho.
“Nesta quarta-feira (05), o HB realizou mais um implante de marcapasso. Desde o início do programa de cirurgias já foram realizados 08 implantes. Cada marcapasso custa em média 24 mil reais. Além do implante do aparelho o Estado faz todo o pré e pós-operatório. O centro cirúrgico do hospital oferece todo material necessário e aparelhos como: Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Arco Cirúrgico, Eletrocardiograma e Ecocardiograma Doppler Colorido” frisou Amado Rahhal, diretor geral do HB.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions