Rondônia, segunda-feira, 9 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quinta, 07 de Maio de 2009 - 16h20

Estado inaugura setor de isolamento para doenças contagiosas

Decom


O Governado do Estado inaugura, nesta sexta-feira, às 10 horas, em Porto Velho, uma nova ala de atendimento no Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron). O local, com 12 leitos, atenderá pacientes em isolamento. Para implantar o setor foram adquiridos equipamentos e formadas equipes de especialistas. O Estado ainda entrega mais 03 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

O Cemetron ainda passou por uma reforma geral. Todo o investimento em obras e equipamentos foi feito com recursos estaduais. “Mais uma vez a administração Ivo Cassol mostra responsabilidade nas ações em saúde. O setor de isolamento é um exemplo dessa determinação. O local realizará serviços de alta-complexidade. Para implantação adquirimos muitos equipamentos e acessórios hospitalares e formamos equipes com profissionais qualificados, foram contratados 06 médicos infectologistas. O setor, de atendimento especializado é pioneiro no Estado”, destacou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.

O novo setor de isolamento atenderá pacientes com doenças altamente contagiosas. O local possui um equipamento que mantém a pressão do ar, na parte interna diferente da parte externa do isolamento. Esse fator impossibilita a troca de ar entre o setor e outras alas da unidade. A troca do ar do isolamento é feita por filtros específicos para o setor. São equipamentos especializados e seguem as determinações do Ministério da Saúde (MS).

O isolamento também é ideal para o atendimento, se necessário, de casos de pacientes suspeitos ou portadores do vírus influenza tipo A, conhecido como a gripe suína. “Com o alerta mundial sobre a doença, Rondônia dá um passo importante para proteger a população. Se no Estado aparecer algum paciente infectado, o setor de isolamento, além da segurança, tem capacidade para atender com muita qualidade e eficiência casos de vírus tipo A”, afirmou o secretário da Sesau.

A unidade é referência nacional no tratamento de doenças

A ala de isolamento conta com equipamentos como: autoclaves, bombas de infusão volumétrica, aspiradores elétricos cirúrgicos, oximetro digital e monitores multiparâmetro. O centro ainda oferece todos os acessórios hospitalares e os instrumentais cirúrgico-médicos necessários. Também serão entregues mais 03 leitos de UTIs. Ao todo a unidade possui 08 leitos de tratamento intensivo.

O Centro de Medicina Tropical de Rondônia realiza, em média, todos os meses, 1.500 atendimentos entre serviços ambulatoriais e internações. A unidade é referência nacional no tratamento de doenças tropicais. O Cemetron oferece especialistas de destaque nacional e internacional. O Centro também funciona como escola médica. Na unidade, através do programa de Residência Médica, se especializam 11 profissionais em infectologia.

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/estado-inaugura-setor-de-isolamento-para-doencas-contagiosas)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions