Geral
Estado reduz índices de foco de queimadas, mas números em Porto Velho preocupam
Segunda-feira, 15 Setembro de 2025 - 10:57 | Redação

Estudo divulgado pelo Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontou uma queda nos focos de queimadas no Estado de Rondônia, mas posicionou a cidade de Porto Velho com os piores índices neste ano de 2025. Rondônia está em 12º lugar entre os estados que mais sofreram com queimadas. Nestes últimos 9 meses foram registrados 1.197 focos, e Porto Velho é responsável por quase a metade desse número, chegando a 458 focos.
A queda dos números é resultado dos esforços do Tribunal de Contas, Ministério Público, Governo de Rondônia e Assembleia Legislativa que fizeram campanhas de conscientização, e o Executivo contratou agentes e colocou aviões a disposição para garantir a redução dos incêndios florestais.
No geral, o Brasil, até até agora, registrou 74,1 mil focos de queimadas, concentrados principalmente nas regiões Norte (26 mil) e Nordeste (25 mil), que somam mais de 70% do total.
O Centro-Oeste contabiliza 11,9 mil focos, impulsionado pelo Mato Grosso. Sudeste e Sul registram 6,5 mil e 3,6 mil focos, respectivamente.