Rondônia, domingo, 19 de maio de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Quarta, 15 de Maio de 2019 - 17h11

Estudantes da Unir, Ifro e trabalhadores na Educação protestam contra o Governo Federal na Capital

da Redação


Estudantes da Unir, Ifro e trabalhadores na Educação protestam contra o Governo Federal na Capital

Centenas de trabalhadores em educação, estudantes da Universidade Federal de Rondônia (Unir), do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e sindicalistas realizaram manifestação na tarde desta quarta-feira em Porto Velho, em protesto contra o que chamam de sucateamento da educação: as medidas tomadas pelo Governo Federal que reduziram os repasses destinados pelo MEC. A concentração aconteceu na Praça das Três Caixas D'Água, de onde saíram em passeata pelas principais vias da cidade.

Com cartazes na mão eles também pediam o fim da Reforma da Previdência, que tramita no Congresso Nacional.

Segundo o Sintero, que representa os trabalhadores na Educação, a mobilização tem como pauta a falta de encaminhamento nas discussões sobre o Fundeb e o Piso Salarial Nacional dos professores, o fim da aposentadoria especial, a Reforma da Previdência, o congelamento dos recursos para educação, o corte de 30% nas verbas das Universidades Públicas e Institutos Federais de Ensino e fim dos programas e ações na Educação Básica.

Segundo a presidente do sindicato, Lionilda Simão, as reivindicações são para colocar um fim no desmonte da educação. “Falamos na educação como um todo, desde a superior até a básica. O que nós percebemos: que dentro desse desmonte, há um sucateamento da escola pública de qualidade, quando o Governo tira recursos do FNDE, onde nesse fundo se desenvolve, se faz programas que acontecem dentro da escola, tira aproximadamente 30% da educação, que se investe na universidade pública gratuita, no ensino técnico, através dos institutos federais. Então nós sabemos que a partir do momento que isso, o país passa realmente por uma situação de se empobrecer, porque nós sabemos que onde não se investe em educação nós ficamos à mercê do capital estrangeiro, dos grandes banqueiros e é por isso que precisamos mobilizar a sociedade”.

Estudantes da Unir, Ifro e trabalhadores na Educação protestam contra o Governo Federal na Capital

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/estudantes-da-unir-ifro-e-trabalhadores-na-educacao-protestam-contra-o-governo-federal-na-capital)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions